terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Feliz 2025


 

Que em 2025 a gente continue cultivando bons sentimentos, lutando pelos nossos sonhos e exercitando a caridade fraterna. Votos de feliz Ano Novo com muita saúde e paz!

Oração para a virada do ano


 

“Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro. Ao acabar mais um ano, quero te dizer obrigado por tudo aquilo que recebi de Ti. Obrigado pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar e pelo sol, pela alegria e pela dor, pelo que é possível e pelo que não foi.
Ofereço-te tudo o que fiz neste ano, o trabalho que pude realizar, as coisas que passaram pelas minhas mãos e o que com elas pude construir.
Apresento-te as pessoas que ao longo destes meses amei, as amizades novas e os antigos amores, os que estão perto de mim e os que estão mais longe, os que me deram sua mão e aqueles que pude ajudar, os com quem compartilhei a vida, o trabalho, a dor e a alegria.
Mas também, Senhor, hoje quero Te pedir perdão. Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto, pela palavra inútil e o amor desperdiçado. Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito, perdão por viver sem entusiasmo. Também pela oração que aos poucos fui adiando e que agora venho apresentar-te, por todos meus olvidos, descuidos e silêncios, novamente te peço perdão.
Nos próximos dias começaremos um novo ano. Paro a minha vida diante do novo calendário que ainda não se iniciou e Te apresento estes dias, que somente Tu sabes se chegarei a vivê-los.
Hoje, Te peço para mim, meus parentes e amigos, a paz e a alegria, a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria.
Quero viver cada dia com otimismo e bondade, levando a toda parte um coração cheio de compreensão e paz.
Fecha meus ouvidos a toda falsidade e meus lábios a palavras mentirosas, egoístas ou que magoem. Abre, sim, meu ser a tudo o que é bom. Amém.”

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Se podar, a gente brota


 

“Se podar, a gente brota.
Se bobear, a gente luta.
Se lutar, a gente vence.
Se vencer, a gente surpreende.
De verdade, a gente (sempre) aprende.”
 
Cláudia Dornelles

domingo, 29 de dezembro de 2024

Dia da Sagrada Família


 

“Sagrada Família de Nazaré,
desperta na nossa sociedade a consciência
do caráter sagrado e inviolável da família,
bem inestimável e insubstituível.
 
Cada família seja morada acolhedora de bondade e de paz
para as crianças e para os idosos,
para quem está doente e sozinho,
para quem é pobre e necessitado.”
 
(Trecho da Oração do Papa Francisco à Sagrada Família)
 
https://vocacaodejesus.com/oracoes/oracao-do-papa-francisco-a-sagrada-familia/

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Natal


 

Jesus, Deus Menino, com São Francisco de Assis quero celebrar seu santo Natal. Contemplá-lo no presépio, na família, no coração das pessoas. Cantar com os anjos glória a Deus nas alturas e pedir paz a toda criatura humana de boa vontade, por Ele amada. Menino Jesus, que todo lar se transforme em nova Belém, que o mundo inteiro sinta a ternura do seu amável Coração divino-humano e, neste Natal, elimine a discórdia, a tristeza, a violência, e semeie amorosamente a união, a alegria e a paz. Amém!
 
Frei Agostinho Salvador Piccolo, OFM – Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Véspera de Natal


 

“Pai Celestial, nós Te agradecemos por este dia e pelas muitas bênçãos que nos deste. Concede-nos um dia feliz e uma noite de sono repousante enquanto aguardamos a celebração do nascimento do Teu Filho, Jesus.
Querido Deus, sabemos que o maior presente que já recebemos é Jesus. Que possamos nos lembrar disso amanhã, e que quaisquer presentes debaixo da árvore nos lembrem da maior bênção da nossa vida. Amém.”

domingo, 22 de dezembro de 2024

Quarto Domingo do Advento


 

Quarto Domingo do Advento

(Lc 1,39-45)

Maria partiu apressadamente para servir. O encontro entre ela e sua prima Isabel, sinal de júbilo e esperança, expressa a alegria do serviço amoroso e prestativo. João Batista participa desta alegria ainda no seio de sua mãe Isabel. Ele reconhece ser Maria a portadora do Menino Deus, a Arca da Aliança. A obra do Espírito Santo em Maria é uma nova criação, em que ela se torna a habitação viva da divindade, por isso ela é a porta pela qual Deus entra em nossa história. Isabel, repleta do Espírito Santo, reconhece em Maria a Mãe do Salvador e exulta de alegria: “Bem-aventurada aquela que acreditou!” Conduzidos pelo Espírito Santo, participamos da bem-aventurança da fé, para testemunharmos em nossas vidas que Jesus é o Messias desejado.

Irmã Roberta Peluso, OSB – Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

De repente

 


“De repente tudo vai ficando tão simples que assusta. A gente vai perdendo as necessidades, vai reduzindo a bagagem. As opiniões dos outros, são realmente dos outros, e mesmo que sejam sobre nós; não têm importância. Vamos abrindo mão das certezas, pois já não temos certeza de nada. E, isso não faz a menor falta. Paramos de julgar, pois já não existe certo ou errado e sim a vida que cada um escolheu experimentar. Por fim entendemos que tudo que importa é ter paz e sossego, é viver sem medo, é fazer o que alegra o coração naquele momento. E só.”
 
Mário Quintana

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Faça um teste


 

Faça um teste: Não reclame de nada durante uma semana. Toda vez que você pensar em reclamar, lembre-se de algo para agradecer, e observe as coisas mudarem. Pode até parecer bobagem, mas este é um primeiro passo para uma mudança significativa necessária.

(Do Insta @prosapravida

sábado, 14 de dezembro de 2024

Sou feliz só por preguiça


 

“Sou feliz só por preguiça. A infelicidade dá uma trabalheira pior que doença: é preciso entrar e sair dela, afastar os que nos querem consolar, aceitar pêsames por uma porção da alma que nem chegou a falecer.”
 
Mia Couto, excerto do livro “Mar Me Quer”.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Oração a Santa Luzia


 

Santa Luzia! Fazei que eu use da minha vista, somente para olhar o mundo e as pessoas com caridade e otimismo. Pela Vossa Poderosa Intercessão, alcançai-me a força de superar qualquer contrariedade, mantendo viva a minha fé em Jesus Cristo. Amém!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Mudar


 Você não pode mudar as pessoas ao seu redor. Mas pode mudar as pessoas ao seu redor.

Leia de novo.

Nada de errado, nesse riso largo


 

Nada de errado, nesse riso largo e nessa vontade de viver;
A felicidade não é esse mito, que todos inventam mil formas para se obter.
Felicidade é de graça, é de alma, é do ser.
 
Michelli Ribeiro

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Deus criou o tempo, mas nunca falou em pressa


 

Samuel Vieira
 
... Somos uma sociedade da velocidade, da ação, do cansaço. Andamos velozes e furiosos querendo alcançar tudo em pouco tempo, mas o resultado tem sido o esgotamento cada vez mais precoce, a irritabilidade, as emoções fragmentadas, o burnout. Corremos freneticamente atrás da vida, que está passando por nós. Perdemos a vida que buscamos, porque nos distanciamos de sua essência.
Nestes dias de hipervelocidade é bom repensar prioridades. Há um ditado irlandês que diz: “Deus criou o tempo e o homem criou a pressa”. Temos dado muito mais valor ao amanhã do que ao presente e corremos o risco de ganhar o mundo e perder a alma, como Jesus nos advertiu.
Quando foi a última vez que você dormiu o suficiente para descansar? Que tirou férias? Saiu para pescar com amigos, para comer um churrasco em casa, tomar um vinho ou fazer uma caminhada tranquila e despretensiosa? Quando você tirou tempo para ficar com sua esposa sem pressa, apenas deixando a brisa passar lentamente? Quando foi que você esteve silenciosamente com Deus deixando a alma sossegar, ressignificando a vida?
A verdade é que Deus tem tempo para tudo. Quando estamos com pressa não aproveitamos o que ele nos tem dado, não saboreamos o gosto da comida, não experimentamos diferentes sabores. Cada pessoa tem um tempo único e suficiente dado por Deus.
A vida é um grande quebra-cabeça no qual estamos construindo uma figura. Nossa pressa é decorrente da ansiedade, mas não devemos ficar preocupados, afinal, Deus nos conhece e sabe o que é melhor para nós. Portanto, não seja apressado com a pressa. Foi Deus quem criou o tempo. Cuidado para não se perder antes mesmo de chegar na metade do caminho.
 
De Samuel Vieira
https://portalcontexto.com/deus-criou-o-tempo-mas-nunca-falou-em-pressa/

domingo, 8 de dezembro de 2024

Dia da Família

 


Família
Laboratório de amor e de tolerância, projeto divino.
Laboratório de união e respeito às diferenças, projeto divino.
Lugar de comum-união,
comunhão fraterna.
Exercício do amor de Deus
para que o Natal se faça todos os dias.
 
Sandra Medina Costa

Imaculada Conceição de Maria


 

Imaculada Conceição de Maria

“Mãezinha, fostes concebida sem a mancha do pecado, mas para além desse dom sobrenatural sob seguir o Cristo de modo perfeito, conceda a nós a força para vencer os pecados e nos tornarmos cada vez mais a imagem e semelhança de seu Filho Jesus. Amém.”

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Manhãs


 

"Então, que seja doce. Repito todas as manhãs, ao abrir as janelas para deixar entrar o sol ou cinza dos dias, bem assim: que seja doce. Quando há sol, e esse sol bate na minha cara amassada do sono ou da insônia, contemplando as partículas de poeira soltas no ar, feito um pequeno universo, repito sete vezes para dar sorte: que seja doce, que seja doce, que seja doce e assim por diante. Mas, se alguém me perguntasse o que deverá ser doce, talvez não saiba responder. Tudo é tão vago como se fosse nada."
 
Caio Fernando Abreu, em "Os Dragões não conhecem o paraíso"

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

O que o Pai espera de nós?


 

O que o Pai espera de nós?
Lélio Costa e Silva
 
Em cada momento das nossas vidas somos visitados pela divindade através de uma criatura enviada por Deus. Um recado para que busquemos um novo acordo com a natureza, ou seja, consigo mesmo e com todos, onde vigorem a cordialidade, a fraternidade, a compreensão e o perdão. Onde sobreviva o respeito ao direito de ser e de viver de cada uma das partes. Enquanto ainda há tempo.

domingo, 1 de dezembro de 2024

Oração do Advento

 


“Vem, Senhor Jesus”
 
Para Te acolher,
Para preparar nossa terra,
Para crer em Ti,
Nosso grande Senhor,
Não há nada de extraordinário a fazer:
Basta ter um coração límpido e sem disfarce,
Basta ter um olhar doce e sem malícia.
Basta colocar nos lábios o sorriso e a alegria.
Basta abrir as mãos para dar e repartir.
Basta ser atencioso e fiel à Tua Palavra.
Basta amar, sem medir a ternura.
Basta ouvir o Teu apelo e mudar de vida, Senhor!
Pode vir, Senhor.
A terra e seus habitantes,
Por Ti, mudam as cores da vida.
Amém.

A oração de DEZEMBRO


 

Pelo dom de recomeçar
 
Chegamos a mais um Advento, Senhor. Começamos, hoje, mais um Ano Litúrgico. Ao longo dos próximos meses, celebraremos o mistério desse amor redentor contemplando teu natal, tua vida, tua paixão, morte e ressurreição. Vem, Senhor Jesus! Que a contemplação da tua vida favoreça meu crescimento como teu discípulo, como filho do Deus bendito, como ser humano, como cidadão... Contemplando tua vida, Jesus, que eu possa viver sempre mais próximo de ti, alicerçado em tua Palavra, abrigado em teu amor. Contemplando o mistério do teu amor salvífico faz crescer em mim, Jesus, a fé, a esperança e a caridade; e, ao final dessa minha existência terrena, que eu possa viver para sempre na tua presença, na plenitude do teu amor. Amém.
 
Pe. Marcos Daniel de Moraes Ramalho
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

sábado, 30 de novembro de 2024

A vida ensina


 

A vida ensina
Artur da Távola
 
Se você pensa que sabe; que a vida lhe mostre o quanto não sabe.
Se você é muito simpático mas leva meia hora para concluir seu pensamento; que a vida lhe ensine que explica melhor o seu problema, aquele que começa pelo fim.
 
Se você faz exames demais; que a vida lhe ensine que doença é como esposa ciumenta: se procurar demais, acaba achando.
Se você pensa que os outros é que sempre são isso ou aquilo; que a vida lhe ensine a olhar mais para você mesmo.
 
Se você pensa que viver é horizontal, unitário, definido, monobloco; que a vida lhe ensine a aceitar o conflito como condição lúdica da existência.
Tanto mais lúdica quanto mais complexa.
Tanto mais complexa quanto mais consciente.
Tanto mais consciente quanto mais difícil.
Tanto mais difícil quanto mais grandiosa.
 
Se você pensa que disponibilidade com paz não é felicidade; que a vida lhe ensine a aproveitar os raros momentos em que ela (a paz) surge.
 
Que a vida ensine a cada menino a seguir o cristal que leva dentro, sua bússola existencial não revelada, sua percepção não verbalizável das coisas, sua capacidade de prosseguir com o que lhe é peculiar e próprio, por mais que pareçam úteis e eficazes as coisas que a ele, no fundo, não soam como tais, embora façam aparente sentido e se apresentem tão sedutoras quanto enganosas.
 
Que a vida nos ensine, a todos, a nunca dizer as verdades na hora da raiva.
Que desta aproveitemos apenas a forma direta e lúcida pela qual as verdades se nos revelam por seu intermédio; mas para dizê-las depois.
Que a vida ensine que tão ou mais difícil do que ter razão, é saber tê-la.
 
Que aquele garoto que não come, coma.
Que aquele que mata, não mate.
Que aquela timidez do pobre passe.
Que a moça esforçada se forme.
Que o jovem jovie.
Que o velho velhe.
Que a moça moce.
 
Que a luz luza.
Que a paz paze.
Que o som soe.
Que a mãe manhe.
Que o pai paie.
Que o sol sole.
Que o filho filhe.
Que a árvore arvore.
 
Que o ninho aninhe.
Que o mar mare.
Que a cor core.
Que o abraço abrace.
Que o perdão perdoe.
 
Que tudo vire verbo e verbe.
Verde. Como a esperança.
Pois, do jeito que o mundo vai, dá vontade de apagar e começar tudo de novo.
A vida é substantiva, nós é que somos adjetivos.
 
Artur da Távola

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Eliminação da Violência contra a Mulher


 

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher
 
A violência contra a mulher é aquela cuja motivação principal é o gênero, ou seja, é praticada contra mulheres pelo fato de serem mulheres.
“Ela pode ser física, sexual, psicológica, moral e patrimonial, e todas elas são complexas, perversas e não ocorrem isoladas umas das outras.” (Drª Eveline Catão)
 
Que todas as Mulheres, não só hoje mas todos os dias, sejam livres de qualquer violência e que não lhe sejam negados direitos à vida. Que sejam associadas a respeito e dignidade.
Diga não à violência, levante a sua voz por você e por outras mulheres. Você não está sozinha!

Em casos de violência, denuncie! Ligue 180.
 

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Dia Nacional da Consciência Negra


 

“Agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual, pois ele aceita todos os que o temem e fazem o que é direito, seja qual for a sua raça.”
(Atos 10.34-35)
 
Oremos por todas as pessoas que lutam com muita coragem para acabar com o racismo, a violência e as injustiças que tiram de homens e mulheres a dignidade. Oremos por todas as pessoas que estão engajadas na construção da Consciência Negra, no resgate da história do povo negro e ao lado dele estão nas ruas, praças e igrejas promovendo a igualdade.

domingo, 17 de novembro de 2024

Tempo que foge!


 

Tempo que foge!

Ricardo Gondim

 

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo. Não vou mais a workshops onde se ensina como converter milhões usando uma fórmula de poucos pontos. Não quero que me convidem para eventos de um fim-de semana com a proposta de abalar o milênio.

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos parlamentares e regimentos internos. Não gosto de assembleias ordinárias em que as organizações procuram se proteger e perpetuar através de infindáveis detalhes organizacionais.

Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos. Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de “confrontação”, onde “tiramos fatos à limpo”. Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário do coral.

Já não tenho tempo para debater vírgulas, detalhes gramaticais sutis, ou sobre as diferentes traduções da Bíblia. Não quero ficar explicando por que gosto da Nova Versão Internacional das Escrituras, só porque há um grupo que a considera herética. Minha resposta será curta e delicada: – Gosto, e ponto final! Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: “As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos”. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos.

Já não tenho tempo para ficar dando explicação aos medianos se estou ou não perdendo a fé, porque admiro a poesia do Chico Buarque e do Vinicius de Moraes; a voz da Maria Bethânia; os livros de Machado de Assis, Thomas Mann, Ernest Hemingway e José Lins do Rego.

Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita para a “última hora”; não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja andar humildemente com Deus. Caminhar perto dessas pessoas nunca será perda de tempo.

 

Soli Deo Gloria.

 

Fonte: https://ricardogondim.com.br/poemas/1401/


terça-feira, 12 de novembro de 2024

Pense nisso:


“Insistir em algo que nunca dá certo é como calçar um sapato que não serve mais. Machuca, causa bolhas, às vezes até sangra. Aí você percebe que o melhor é ficar descalço, e deixar livres os pés. Às vezes, na vida, é preciso esquecer o que você quer, para começar a entender o que você merece. Deixe totalmente livres a sua vida e o seu coração, não insista em carregar neles quem não cabe mais na sua história.”

(A. d.) 

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Pão


 

“Primeiro a chuva, depois, o arco-íris.
Se acostume, a ordem é essa.”
Caio Fernando Abreu
 
Primeiro o trigo, depois o pão.
Tudo tem seu tempo.
 
(De: Poesias Odonir Oliveira)

sábado, 2 de novembro de 2024

Dia de Finados: Homenagem e Respeito

 


“Hoje, pela tradição, homenageiam-se os nossos entes queridos que fizeram a passagem. Eles se sentem felizes quando endereçamos pensamentos e sentimentos de gratidão, carinho e saudade. Não há necessidade de ir aos cemitérios, que reúnem apenas os despojos carnais dos desencarnados. Faça esse movimento em qualquer lugar, de coração aberto, e sua energia alcançará a pessoa amada. Tudo o que eles mais desejam é que aproveitemos o tempo de vida na Terra fazendo o melhor ao nosso alcance, em favor de nós mesmos, da comunidade em que estamos inseridos, e do planeta que nos acolhe.”

Que a tristeza da separação momentânea seja acompanhada da certeza de que os laços de amor são indestrutíveis, e que, no momento certo, (…) nos reencontraremos. A morte não existe. Eles estão mais vivos que nós. Que estejam em paz e recebam toda nossa gratidão!

*(…) Se possível, reserve uns minutinhos para agradecer a todos os que lhe antecederam a jornada e já retornaram ao plano espiritual.

 

(Pequena adaptação do texto de André Trigueiro. Gratidão)

Do Instagram “Coisinhas Simples & Delicadas


sexta-feira, 1 de novembro de 2024

A oração de NOVEMBRO


 

Altíssimo Pai Celestial, fonte de toda graça e de todo bem. Podemos vislumbrar vossa infinita bondade em toda criatura. Vós que tendes o poder de curar, curai-nos da indiferença, do desamor, da falta de justiça. Dai-nos um coração manso e humilde para sempre fazer a justiça a todos os nossos irmãos, principalmente aqueles que mais necessitam. Neste mês que recordamos, com amor e saudades, de todos os nossos familiares e amigos falecidos, suplicamos o descanso eterno para todos, e que eles possam vislumbrar a vossa face no paraíso que prometestes. Celebrando todos os santos e santas consigamos ser inflamados do desejo de santidade para servir com o coração puro e sincero, na radicalidade do seguimento de Nosso Senhor Jesus, e Ele que é Cristo Rei assim nos abençoe. Amém!
 
Frei Felipe Medeiros Carretta, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

AMORTECER

 


“Amortecer” é tecer um abrigo com amor a fim de acolher o outro com a sua dor.

Dênis Athanázio


sábado, 26 de outubro de 2024

Olha-te


 

Olha-te como gostarias que te olhassem. Escuta-te como gostarias que te escutassem. Fala-te como gostarias que te falassem. Perdoa-te como gostarias que te perdoassem. Aceita-te como gostarias que te aceitassem. Cuida-te como gostarias que te cuidassem. Presenteia-te como gostarias que te presenteassem. Acolhe-te como gostarias que te acolhessem. Admira-te como gostarias que te admirassem. Prioriza-te, como gostarias que te priorizassem. Valoriza-te como gostarias que te valorizassem. Abraça-te como gostarias que te abraçassem. Ama-te como gostarias que te amassem.
 
Sofia Fontes
Fonte: Instagram Flah Constantino

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Se eu pudesse...

 


“Se eu pudesse, pegava a dor; colocava a dor dentro de um envelope e devolvia ao remetente.”

Mario Quintana


terça-feira, 15 de outubro de 2024

Prece do Educador

Imagem Pixabay


Senhor,
Que eu possa me debruçar sobre cada criança, e sobre cada jovem, com a reverência que deve animar minha alma diante de toda criatura tua!
Que eu respeite em cada ser humano de que me aproximar, o sagrado direito de ele próprio construir seu ser e escolher seu pensar!
Que eu não deseje me apoderar do espírito de ninguém, imprimindo-lhe meus caprichos e meus desejos pessoais, nem exigindo qualquer recompensa por aquilo que devo lhe dar de alma para alma!
Que eu saiba acender o impulso do progresso, encontrando o fio condutor de desenvolvimento de cada um, dando-lhes o que eles já possuem e não sabem, fazendo-os surpreenderem-se consigo mesmos!
Que eu me impregne de infinita paciência, de inquebrantável perseverança e de suprema força interior para me manter sempre sob o meu próprio domínio, sem deixar flutuar meu espírito ao sabor das circunstâncias! Mas que minha segurança não seja dogmatismo e inflexibilidade e que minha serenidade não seja mormaço espiritual!
Que eu passe por todos, sem nenhuma arrogância e sem pretensão à verdade absoluta, mas que deixe em cada um, uma marca inesquecível por ter transmitido alguma centelha de verdade e todo o meu amor!
 
Prece extraída do livro A educação segundo o espiritismo, de Dora Incontri – 2ª edição – Maio de 1998.

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Prece íntima

 


Senhor, auxilia-me a olhar para mim mesmo com olhos de amor, e que eu valorize a beleza de minha existência no caminho para o bem. Amém!


sábado, 5 de outubro de 2024

Gratidão sempre


 

“Todo o nosso descontentamento por aquilo que nos falta procede da nossa falta de gratidão por aquilo que temos.”

Daniel Defoe


sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Dia Nacional da Natureza


 
"Comumente fazemos reclamações de que não existem políticas públicas suficientes para a proteção do meio ambiente. Todavia, esquecemo-nos de fazer uma avaliação detalhada dos nossos atos. Quantos minutos você demora no banho? Você faz uso da água das chuvas? Quantos eletrodomésticos você usa ao mesmo tempo? Faz uso de alimentos produzidos por empresas que se preocupam com o meio ambiente? O seu consumo é consciente? Você descarta todos os seus lixos preocupando-se com a coleta seletiva? Usa diariamente o carro?"
 
Veja mais sobre "04 de outubro — Dia da Natureza" em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-natureza.htm

Semente da educação

 


"A santa semente da educação cristã dos filhos produz bons frutos, porque Deus dá eficácia às palavras dos pais."

São Paulo da Cruz


terça-feira, 1 de outubro de 2024

A oração de OUTUBRO

 


Pelo dom da Santidade
Santo és Tu, ó Deus Criador, e Santo, também, é teu Filho, que se entregou totalmente a nós, doando-se completamente a nosso favor. E, ao assumir a cruz, o Verbo Divino manifestou a vida e o amor em toda a sua plenitude, superando nosso pecado, e vencendo toda morte e solidão. Vida e amor que se manifestam, agora, naqueles que amorosamente se abrem à tua graça e se deixam conduzir por tua Palavra. Preenche-me, Senhor, com tua santidade. Manifesta, pois, em mim a força transformadora e vivificante do teu amor. Faz de mim um sinal e instrumento da tua justiça e da tua paz, para que, assim, eu possa colaborar com a renovação deste mundo e com a santificação da família humana. Amém.
 
Padre Marcos Daniel de Moraes Ramalho
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

domingo, 29 de setembro de 2024

Santos Arcanjos

 


“Miguel, ajude-nos na luta; cada um sabe qual luta tem em sua vida hoje. Cada um de nós conhece a luta principal, que faz arriscar a salvação. Ajude-nos. Gabriel, traga-nos notícias, traga-nos a Boa Notícia da Salvação, que Jesus está conosco, que Jesus nos salvou e nos dê esperança. Rafael, segure a nossa mão e nos ajude no caminho para não errarmos a estrada, para não permanecermos parados. Sempre caminhando, mas ajudados por você”.


Exercício de gratidão

 


Exercício de gratidão

1 - Comece com um exercício de respiração chamado respiração quadrática. Você simplesmente inspira por quatro segundos, retém a respiração, expira e retém novamente, cada um por quatro segundos. Repita isso três vezes.

2 - Em seguida, escreva três coisas pelas quais você é grato e por qual motivo.

3 - Continue assim: Passe alguns minutos por dia exercitando gratidão. Você (e seu sistema imunológico) será grato por isso.

(Júlia Moraes - https://vitat.com.br/exercicios-gratidao/)


sábado, 21 de setembro de 2024

Dia da Árvore

 

Foto Joédson Alves / Agência Brasil

Dia da Árvore. E eu me pergunto
“quantas sobrarão?”
Em algum lugar, deveras ansiosa,
espera a Primavera desgostosa
seu momento de chegar (ou não).
 
Sandra Medina Costa
 
* Neste sábado, 21 de setembro, é comemorado no Brasil o Dia da Árvore. A data antecede a primavera para anunciar a chegada da estação de flores e trazendo à tona a necessidade de conscientizar a população quanto à preservação do meio ambiente.

Dia Mundial da Gratidão

 


"Gratidão e felicidade andam de mãos dadas. O que faz com que a felicidade, tantas vezes, pareça distante, é uma simples inversão. Primeiro, queremos ser felizes, para então sermos gratos. O caminho mais interessante, no entanto, é iniciarmos com a gratidão, que naturalmente conduz à felicidade."
 
Tatiana Pimenta
Vittude – Blog de Saúde Mental

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Poema do tempo

 


Tem o importante que sabe que é comum. Tem o comum que se acha importante. Tem o diamante que sabe que é pedra. Tem a pedra que se acha diamante. Enquanto isso, o tempo passa levando comuns, importantes, pedras e diamantes.
 
Ricardo Azevedo

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Dia dos Irmãos

 


A oração pelo irmão 

Senhor meu Deus e maravilhoso Pai, entro em tua presença neste momento para colocar a vida do meu irmão em tuas mãos. Senhor, a família é um bem precioso que temos e por isso eu zelo pelo bem-estar da minha família e do meu irmão. Derrama sobre a vida dele as tuas bênçãos e a tua paz. Que ele tenha os sonhos realizados e que os caminhos dele sejam de tranquilidade e conquistas. Que todo mal que tentar se levantar contra a vida do meu irmão seja repreendido em nome de Jesus Cristo! Que todo obstáculo que ele venha a enfrentar seja encarado com fé no Senhor e fortaleza nas atitudes. Abençoa, Senhor, a vida do meu irmão. Que a união e o amor estejam sempre em nosso meio e que a tua presença esteja sobre a vida dele hoje e sempre. Eu determino que na vida do meu irmão haja paz, alegrias, vitórias e determinação em nome de Jesus. Amém e graças a Deus.


domingo, 1 de setembro de 2024

Amigo é isto

 


“Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou – amigo – é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por que é que é”.

Guimarães Rosa


*Imagem Pixabay

A oração de SETEMBRO

 


Deus, manifestais vossa inefável doçura e bondade para com todos os vossos filhos e filhas que acorrem a Vós. Queremos vos agradecer pela bondade e delicadeza de nos dar vossa Palavra nas Sagradas Escrituras: por ela traçamos o nosso caminho trazendo calma e tranquilidade ao nosso coração turbulento. Pedimos-vos, ó Pai, dispenseis vossas benevolentes graças sobre o nosso querido país, afastai toda desigualdade e injustiça; fazei brotar o amor mútuo entre todos para sempre vivermos em harmonia. Queremos ainda vos louvar pela vida pulsante na natureza. Com o início da primavera podemos ainda mais apreciar a beleza da criação. Celebrando o grande Evangelista São Mateus, possamos aprender a escutar o vosso chamado e ter a coragem de abandonar tudo para vos seguir. Amém!
 
Frei Felipe Medeiros Carretta, OFM
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Santo Agostinho

 


A conversão: “Pega e lê”

Certo dia de agosto de 386, desorientado e confuso, deixando-se levar por um pranto copioso e desesperado, pareceu-lhe ouvir uma voz: “Pega e lê”! Achou que a voz o convidava a tomar em mãos as Cartas de Paulo, que estavam sobre a mesa, e a abri-las por acaso. E leu: “Comportemo-nos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências” (Rm 13, 13-14). A leitura deste trecho foi-lhe fulgurante. Então, conseguiu mudar de vida e dedicar-se totalmente a Deus. 
Foi batizado por Santo Ambrósio na noite entre 24 e 25 de abril de 387. 
...
Oração
“Ao doutor da Igreja, rogamos a sabedoria do alto sobre todos aqueles que são líderes religiosos para que possam assumir, amar e cuidar de cada ovelha que o próprio Jesus os concedeu. Rogai também pelos agostinianos e a eles dê novas vocações.”
Santo Agostinho, rogai por nós!
 
Fonte: Canção Nova



O apanhador de desperdícios

 


O apanhador de desperdícios
 
Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras
fatigadas de informar.
Dou mais respeito
às que vivem de barriga no chão
tipo água pedra sapo.
Entendo bem o sotaque das águas
Dou respeito às coisas desimportantes
e aos seres desimportantes.
Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas mais que a dos mísseis.
Tenho em mim um atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios:
Amo os restos
como as boas moscas.
Queria que a minha voz tivesse um formato de canto.
Porque eu não sou da informática:
eu sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor meus silêncios.
 
Manoel de Barros