segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Faça um teste


 

Faça um teste: Não reclame de nada durante uma semana. Toda vez que você pensar em reclamar, lembre-se de algo para agradecer, e observe as coisas mudarem. Pode até parecer bobagem, mas este é um primeiro passo para uma mudança significativa necessária.

(Do Insta @prosapravida

sábado, 14 de dezembro de 2024

Sou feliz só por preguiça


 

“Sou feliz só por preguiça. A infelicidade dá uma trabalheira pior que doença: é preciso entrar e sair dela, afastar os que nos querem consolar, aceitar pêsames por uma porção da alma que nem chegou a falecer.”
 
Mia Couto, excerto do livro “Mar Me Quer”.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Oração a Santa Luzia


 

Santa Luzia! Fazei que eu use da minha vista, somente para olhar o mundo e as pessoas com caridade e otimismo. Pela Vossa Poderosa Intercessão, alcançai-me a força de superar qualquer contrariedade, mantendo viva a minha fé em Jesus Cristo. Amém!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Mudar


 Você não pode mudar as pessoas ao seu redor. Mas pode mudar as pessoas ao seu redor.

Leia de novo.

Nada de errado, nesse riso largo


 

Nada de errado, nesse riso largo e nessa vontade de viver;
A felicidade não é esse mito, que todos inventam mil formas para se obter.
Felicidade é de graça, é de alma, é do ser.
 
Michelli Ribeiro

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Deus criou o tempo, mas nunca falou em pressa


 

Samuel Vieira
 
... Somos uma sociedade da velocidade, da ação, do cansaço. Andamos velozes e furiosos querendo alcançar tudo em pouco tempo, mas o resultado tem sido o esgotamento cada vez mais precoce, a irritabilidade, as emoções fragmentadas, o burnout. Corremos freneticamente atrás da vida, que está passando por nós. Perdemos a vida que buscamos, porque nos distanciamos de sua essência.
Nestes dias de hipervelocidade é bom repensar prioridades. Há um ditado irlandês que diz: “Deus criou o tempo e o homem criou a pressa”. Temos dado muito mais valor ao amanhã do que ao presente e corremos o risco de ganhar o mundo e perder a alma, como Jesus nos advertiu.
Quando foi a última vez que você dormiu o suficiente para descansar? Que tirou férias? Saiu para pescar com amigos, para comer um churrasco em casa, tomar um vinho ou fazer uma caminhada tranquila e despretensiosa? Quando você tirou tempo para ficar com sua esposa sem pressa, apenas deixando a brisa passar lentamente? Quando foi que você esteve silenciosamente com Deus deixando a alma sossegar, ressignificando a vida?
A verdade é que Deus tem tempo para tudo. Quando estamos com pressa não aproveitamos o que ele nos tem dado, não saboreamos o gosto da comida, não experimentamos diferentes sabores. Cada pessoa tem um tempo único e suficiente dado por Deus.
A vida é um grande quebra-cabeça no qual estamos construindo uma figura. Nossa pressa é decorrente da ansiedade, mas não devemos ficar preocupados, afinal, Deus nos conhece e sabe o que é melhor para nós. Portanto, não seja apressado com a pressa. Foi Deus quem criou o tempo. Cuidado para não se perder antes mesmo de chegar na metade do caminho.
 
De Samuel Vieira
https://portalcontexto.com/deus-criou-o-tempo-mas-nunca-falou-em-pressa/

domingo, 8 de dezembro de 2024

Dia da Família

 


Família
Laboratório de amor e de tolerância, projeto divino.
Laboratório de união e respeito às diferenças, projeto divino.
Lugar de comum-união,
comunhão fraterna.
Exercício do amor de Deus
para que o Natal se faça todos os dias.
 
Sandra Medina Costa

Imaculada Conceição de Maria


 

Imaculada Conceição de Maria

“Mãezinha, fostes concebida sem a mancha do pecado, mas para além desse dom sobrenatural sob seguir o Cristo de modo perfeito, conceda a nós a força para vencer os pecados e nos tornarmos cada vez mais a imagem e semelhança de seu Filho Jesus. Amém.”

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Manhãs


 

"Então, que seja doce. Repito todas as manhãs, ao abrir as janelas para deixar entrar o sol ou cinza dos dias, bem assim: que seja doce. Quando há sol, e esse sol bate na minha cara amassada do sono ou da insônia, contemplando as partículas de poeira soltas no ar, feito um pequeno universo, repito sete vezes para dar sorte: que seja doce, que seja doce, que seja doce e assim por diante. Mas, se alguém me perguntasse o que deverá ser doce, talvez não saiba responder. Tudo é tão vago como se fosse nada."
 
Caio Fernando Abreu, em "Os Dragões não conhecem o paraíso"

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

O que o Pai espera de nós?


 

O que o Pai espera de nós?
Lélio Costa e Silva
 
Em cada momento das nossas vidas somos visitados pela divindade através de uma criatura enviada por Deus. Um recado para que busquemos um novo acordo com a natureza, ou seja, consigo mesmo e com todos, onde vigorem a cordialidade, a fraternidade, a compreensão e o perdão. Onde sobreviva o respeito ao direito de ser e de viver de cada uma das partes. Enquanto ainda há tempo.

domingo, 1 de dezembro de 2024

Oração do Advento

 


“Vem, Senhor Jesus”
 
Para Te acolher,
Para preparar nossa terra,
Para crer em Ti,
Nosso grande Senhor,
Não há nada de extraordinário a fazer:
Basta ter um coração límpido e sem disfarce,
Basta ter um olhar doce e sem malícia.
Basta colocar nos lábios o sorriso e a alegria.
Basta abrir as mãos para dar e repartir.
Basta ser atencioso e fiel à Tua Palavra.
Basta amar, sem medir a ternura.
Basta ouvir o Teu apelo e mudar de vida, Senhor!
Pode vir, Senhor.
A terra e seus habitantes,
Por Ti, mudam as cores da vida.
Amém.

A oração de DEZEMBRO


 

Pelo dom de recomeçar
 
Chegamos a mais um Advento, Senhor. Começamos, hoje, mais um Ano Litúrgico. Ao longo dos próximos meses, celebraremos o mistério desse amor redentor contemplando teu natal, tua vida, tua paixão, morte e ressurreição. Vem, Senhor Jesus! Que a contemplação da tua vida favoreça meu crescimento como teu discípulo, como filho do Deus bendito, como ser humano, como cidadão... Contemplando tua vida, Jesus, que eu possa viver sempre mais próximo de ti, alicerçado em tua Palavra, abrigado em teu amor. Contemplando o mistério do teu amor salvífico faz crescer em mim, Jesus, a fé, a esperança e a caridade; e, ao final dessa minha existência terrena, que eu possa viver para sempre na tua presença, na plenitude do teu amor. Amém.
 
Pe. Marcos Daniel de Moraes Ramalho
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus