domingo, 30 de novembro de 2025

Coroa do Advento


 

Você sabe o porquê da Coroa do Advento?
A Coroa do Advento é um dos símbolos do ciclo do Natal. Ela contém a linguagem do silêncio. Fala através do círculo, da luz, das cores, dos gestos correspondentes... É feita de folhas verdes e nela se colocam quatro velas e quatro fitas.
 
A forma circular
Sem começo e sem fim. A circularidade da Coroa do Advento está ligada à perfeição. O redondo cria harmonia, junta, une. Lembra ainda para nós, que somos integrantes de um mundo circular, onde o processo do universo e da vida é cíclico: o círculo do ano, do tempo, o ir e vir da história, sempre marcado pela presença daquele que é a Luz do Mundo.
 
As velas
A cada domingo, acende-se uma vela da coroa do advento. De uma a uma, a luz vai aumentando, até chegar na grande festa da Luz que proclama Jesus Cristo como Salvador, Sol do nosso Deus que nos visita, que arma sua tenda entre nós (cf. Jo 1, 1-14).
Quanto à cor das velas, normalmente é usada a vermelha que, em quase todas as partes do mundo, tem o significado do amor.
No Brasil, somos marcados profundamente pelas culturas indígena e afro, onde o brilho das cores, da festa, da dança, da harmonia com o universo, está presente de uma maneira esplendorosa e reveste as celebrações. Dessa forma temos o costume de utilizar na coroa, velas coloridas, uma de cada cor.
 
O verde
É sinal de vida. Nem tudo está morto, há esperança. Mesmo nos países tropicais, quando tudo está seco, sedento, com chuva a vida brota, tudo fica verde e traz a esperança dos frutos e anuncia a vida.
 
Vem vindo a libertação...
O tempo do Advento é marcado pela atitude de espera vigilante a fim de captar todos os sinais que Deus vai nos revelando.
Desde o primeiro domingo, somos interpelados, como  Isaías, João Batista e Maria, a fortalecer a esperança, assumir a história de uma maneira diferente, lutar para pôr fim a uma cultura de morte e proclamar com atos e palavras que a vida é mais forte. De domingo a domingo vai crescendo em nós, na comunidade, no universo inteiro, a certeza de que a luz brilha nas trevas e que Deus nos ama a tal ponto que se faz gente como nós. E assim, o dom vai crescendo em nós e nos tornando capazes de ir ao encontro das outras pessoas, de esparramar no mundo a solidariedade, a esperança, a justiça, a paz...
 
Excertos do artigo escrito por Ir. Veronice Fernandes.
Fonte: A coroa do Advento, Gregório Lutz, Revista de Liturgia 156: nov/dez 1999.
https://apostoladoliturgico.com.br/voce-sabe-o-porque-da-coroa-do-advento/

1º Domingo do Advento


 

A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, console quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

Deus nosso amado Pai, cremos que Teu Filho Jesus veio ao mundo como Luz, viveu no nosso mundo; morreu, ressuscitou e virá uma segunda vez. Neste tempo do Advento, ajuda-nos a nos preparar para receber Nosso Senhor, ajuda-nos a nos preparar para celebrar o Santo Natal, ajuda-nos a caminhar em tua Luz, Cristo Jesus, e que o teu Reino de Amor e Justiça cresça entre nós! Vem, Senhor Jesus!

Rezar 1 Pai-Nosso... 3 Ave-Marias... Glória ao Pai...

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Nossa Senhora das Graças


 

Mãe bondosa, protegei-me com vosso manto sagrado.
Guardai-me dos perigos e conduzi-me ao caminho do bem.
Dai-me sabedoria, paciência e amor para lidar com todos que cruzarem meu caminho.
Que eu viva hoje com gratidão e esperança.
Nossa Senhora das Graças, sede meu refúgio e minha fortaleza.
Amém!

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Pra começar qualquer dia

 

“Pra começar qualquer dia: paz!
Não é receita, não é conselho:
é desejo de vida!”

Ars Nunes
 
(Fonte: Instagram Aroma das Rosas)


segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Nosso propósito


 

Que seja este o nosso propósito diário: ter mãos que só toquem o que constrói, e lábios que só pronunciem palavras de luz.

Feliz e abençoada semana!

domingo, 23 de novembro de 2025

Cristo Rei


Jesus é Rei de todo o universo. O seu reinado não é como o reinado dos poderosos deste mundo. O Reino de Deus é um reino muito distinto do que estamos acostumados a encontrar na humanidade. O Reino de Deus é um reino de amor, justiça, solidariedade, misericórdia, compaixão, empatia. No Reino de Deus não há espaço para violência, destruição, arrogância, corrupção, autoritarismo. Se confessamos que Jesus é rei, precisamos viver com Ele o seu Reino, que não é viver em um mundo paralelo, mas é vivê-lo, já aqui, e esperar a sua plenitude, a vida eterna.

Frei Wagner José da Rosa, OFM - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus 

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Oração para proteção de Nossa Senhora da Apresentação


 

Santíssima Infância de Maria, diante da qual os Anjos se prostram tomados de admiração, repetindo num transporte de amor: “Reinai, reinai eternamente sobre nós, bem como o vosso Divino Filho”, em consideração dos testemunhos de submissão e homenagem dos bem-aventurados espíritos que rodearam o vosso berço, reconhecendo em vós a sua futura soberana, dignai-vos obter-me do Altíssimo a graça que eu desejo com tanto ardor. Amém.

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Dia da Consciência Negra


 

“O racismo é uma blasfêmia contra Deus, que cria todos os homens e mulheres com igual dignidade.”

Dom José Gomez, Arcebispo de Los Angeles – EUA

terça-feira, 18 de novembro de 2025

domingo, 16 de novembro de 2025

Jesus ressuscitado caminha ao nosso lado


 

“Jesus ressuscitado caminha ao nosso lado. Ele se manifesta para aqueles que o invocam e o amam. Primeiramente, na oração, mas também nas simples alegrias vividas com fé e gratidão. Podemos senti-lo presente também partilhando momentos de cordialidade, acolhimento, amizade e contemplação da natureza.”

Papa Francisco

sábado, 8 de novembro de 2025

Olhos, janelas da alma


 

Os olhos são a janela da alma.” Então, que nossos olhos brilhem muito, brilhem sempre. Queiramos o brilho, a simplicidade, o sol, e que Deus não saia mais do nosso olhar. E ao findar o dia, agradeçamos pelas coisas mais simples que nutriram a nossa vida, pois é nelas que encontramos o sentido.

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

A gratidão


 

“A gratidão é um fruto fecundo da espiritualidade. Ela nos permite olhar a vida sem mágoas, rancores. Tudo foi como pôde ser.”

Pe. Fábio de Melo

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Há um lugar sagrado dentro de cada alma


 

No sacrário da consciência, o homem está a sós com Deus.”
Bento XVI
 
Há um lugar sagrado dentro de cada alma, mais íntimo que nós mesmos. Um lugar onde nenhuma criatura penetra. Ali, Deus nos espera. Ali, ressoa a Sua voz.
É no silêncio da consciência, no mais profundo do coração, que Deus nos fala suave, firme, claro. Ele nos chama ao bem, nos ilumina, nos corrige, nos consola.
A consciência não é invenção nossa, nem simples voz interior subjetiva. É o eco da Verdade eterna, escrita por Deus na alma de todo homem. E como um sacrário, é sagrada, inviolável, luminosa... se quisermos escutá-La.
Por isso, cultivar o silêncio, a oração e a retidão de vida não é apenas um conselho espiritual, mas uma necessidade vital.
Quem não entra no sacrário da própria consciência, perde-se no barulho do mundo.
Deus habita em ti. Ouve-O. Busca-O.
Ama-O.
 
Fonte: do Instagram @milavemarias_nsb

domingo, 2 de novembro de 2025

Dia de Finados: Homenagem e Respeito


 

“Hoje, pela tradição, homenageiam-se os nossos entes queridos que fizeram a passagem. Eles se sentem felizes quando endereçamos pensamentos e sentimentos de gratidão, carinho e saudade. Não há necessidade de ir aos cemitérios, que reúnem apenas os despojos carnais dos desencarnados. Faça esse movimento em qualquer lugar, de coração aberto, e sua energia alcançará a pessoa amada. Tudo o que eles mais desejam é que aproveitemos o tempo de vida na Terra fazendo o melhor ao nosso alcance, em favor de nós mesmos, da comunidade em que estamos inseridos, e do planeta que nos acolhe.”
Que a tristeza da separação momentânea seja acompanhada da certeza de que os laços de amor são indestrutíveis, e que, no momento certo, (…) nos reencontraremos. A morte não existe. Eles estão mais vivos que nós. Que estejam em paz e recebam toda nossa gratidão!
*(…) Se possível, reserve uns minutinhos para agradecer a todos os que lhe antecederam a jornada e já retornaram ao plano espiritual.
 
(Pequena adaptação do texto de André Trigueiro. Gratidão)
Do Instagram “Coisinhas Simples & Delicadas”

sábado, 1 de novembro de 2025

Solenidade de Todos os santos


Os Santos e as Santas - autênticos amigos de Deus - aos quais a Igreja nos convida, hoje, a dirigir nossos olhares, são homens e mulheres, que se deixaram atrair pela proposta divina, aceitando percorrer o caminho das Bem-aventuranças; não porque sejam melhores ou mais intrépidos que nós, mas, simplesmente, porque "sabiam" que todos nós somos filhos de Deus e assim viveram; sentiram-se “pecadores perdoados”... Eis os verdadeiros de Santos! Eles aprenderam a conhecer-se, a canalizar suas forças para Deus, para si e para os outros, sabendo confiar sempre, nas suas fragilidades, na Misericórdia divina.

Hoje, os Santos nos animam a apontar para o alto, a olhar para longe, para a meta e o prêmio que nos aguardam; exortam-nos a não nos resignar diante das dificuldades da vida diária, pois a vida não só tem fim, mas, sobretudo, tem uma finalidade: a comunhão eterna com Deus.

Com esta Solenidade, a Igreja nos propõe os Santos, amigos de Deus e exemplos de uma vida feliz, que nos acompanham e intercedem por nós; eles nos estimulam a viver com maior intensidade esta última etapa do Ano litúrgico, sinal e símbolo do caminho da nossa vida. [...]

Caríssimos, considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato... desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser.”(1 Jo 3,1-2).

Fonte: Vatican News

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2024-11/solenidade-todos-santos.html

A Oração de NOVEMBRO


Deus compassivo, envolve-nos com a ternura divina e consola os que sentem a ausência de seus entes queridos. Na jornada rumo à unidade, sabemos que a morte não é o fim, mas uma passagem para a plenitude em ti. Assim como a semente cai na terra para germinar e florescer, os que vivem em Cristo estão destinados à eternidade, onde não há dor, nem separação. Ao recordarmos aqueles que partiram, que suas lembranças inspirem nossas vidas, e possamos valorizar cada instante em caridade, sem levar sentimentos pesando na bagagem. Reunidos na comunhão dos santos, suplicamos: recebe em teu abraço nossos amados que partiram antes de nós e um dia estejamos todos reunidos novamente em teu banquete celeste. Amém.

Frei Gabriel Vargas Dias Alves, OFM - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus