quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Quarta-feira de Cinzas


 

Quarta-feira de Cinzas
“Criai em mim um coração puro, ó Deus, e renovai em mim um espírito reto.” (Sl 51,10).
 
“Deus dispôs tudo de modo que nada fosse sem fim nesta vida... Tudo é precário, nada é duradouro, tudo deve ser repetido todos os dias. A própria manutenção da vida depende do bater interminável do coração e do respirar contínuo dos pulmões. Todo o organismo repete, sem cessar, suas operações para a vida se manter. Tudo é transitório, nada é eterno. Toda criança se tornará um dia adulta e, depois, idosa. Toda flor que se abre logo estará murcha; todo dia que nasce logo se esvai; e assim tudo passa, tudo é transitório...
A razão inexorável dessa precariedade das coisas também está nos planos de Deus. A marca da vida é a renovação. Tudo nasce, cresce, vive, amadurece e morre. A razão profunda dessa realidade tão transitória é a lição cotidiana que o Senhor nos quer dar de que esta vida é apenas uma passagem, um aperfeiçoamento, em busca de uma vida duradoura, eterna e perene...
A transitoriedade de tudo o que está sob os nossos olhos deve nos convencer de que só viveremos bem esta vida se a vivermos para os outros e para Deus. São João Bosco dizia que ‘Deus nos fez para os outros’. Só o amor, a caridade, o oposto do egoísmo, pode nos levar a compreender a verdadeira di­mensão da vida e a necessidade da efemeridade terrena.”
 
Felipe Aquino
Excertos do artigo “Qual o sentido da Quarta-feira de Cinzas?” do Prof. Felipe Aquino, publicado no site Canção Nova

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Quaresma


 

Oração: Intensificar o relacionamento com Deus.
Jejum: Praticar o autocontrole e desapego material.
Esmola/Caridade: Exercer o amor ao próximo, saindo do individualismo.
 
“Devemos buscar uma reflexão profunda de nossas atitudes para auxiliar em nossa reforma íntima, lembrando que todo tempo é tempo de plantar.
Jesus propõe que para alcançar a felicidade devemos nos abster dos vícios e praticar o amor e a caridade em toda a sua plenitude, combatendo sempre as deficiências morais e jejuando a maledicência, ironia, prepotência, hipocrisia, vaidade, ambição, egoísmo, orgulho e o ódio.” (Do site “Paragem Torres de Luz”)

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Nossa Senhora de Lourdes


 

Oração de João Paulo II a Nossa Senhora de Lourdes
Ao visitar Lourdes em 1983, São João Paulo II fez uma longa oração, pedindo a intercessão de Nossa Senhora. Na sua prece, ele refletiu sobre os temas espirituais expressos nas aparições de Lourdes e pediu a ajuda da Santíssima Virgem Maria para aceitar o convite à penitência, à conversão e à oração.
 
Oração a Nossa Senhora de Lourdes
“Diante de Ti, ó Mãe de Cristo, diante do teu coração imaculado, quero hoje unir-me de novo ao nosso Redentor que Se ofereceu pelos homens, a fim de os regenerar pelo perdão e de os nutrir com a Sua vida. Estás unida, mais do que qualquer outro, à Sua oferenda pela salvação do mundo. E, mediante a voz de Bernadette, suplicas que acolhamos o convite à penitência, à conversão e à oração. Não permitas que sigamos o caminho esquecidos do teu apelo.
Mãe dos homens e dos povos, Tu que conheces os seus sofrimentos e as suas esperanças, que sentes de um modo maternal as suas lutas entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, escuta a nossa prece, vem em socorro dos teus filhos na provação. Em Lourdes, renovo a Ti em nome de toda a Igreja a oração que me apraz dirigir-Te nos grandes santuários que no mundo Te são dedicados.
E aqui, nesta terra da França, confio de maneira especial ao teu amor materno os filhos e as filhas deste povo. Eles não tem cessado de Te honrar, nas suas tradições, na arte das suas catedrais, nas suas peregrinações, na piedade popular bem como na devoção dos autores espirituais, certos de permanecer próximos de Cristo quando Te contemplam, Te escutam. Te suplicam. Muitos se sentiram honrados de se consagrar a Ti, inclusive reis, como o fez Luís XIII em nome do seu povo.
Tu mesma, deste a Bernadette Soubirous a experiência da tua suave presença, encarregando-a de uma mensagem que faz eco à palavra de Deus confiada à Igreja. A oferenda que fazemos de nós mesmos diante de Ti, ó Nossa Senhora, deve ser obra pessoal de cada um, de cada família, de cada comunidade eclesial, e é bom que ela seja renovada em cada geração, na forma que melhor exprima esta confiante entrega.
Faço hoje este gesto com todos os que nesta Nação desejem: a fim de que a sua fé cristã triunfe sobre todas as insídias e seja transmitida de modo fiel, a fim de que as jovens gerações a acolham verdadeiramente. A fim de que eles sejam assíduos na oração a Ti. A fim de que se comportem sempre como cristãos convictos, como santos, que estimulam os seus irmãos a uma vida ardente de amor a Deus e ao próximo, e de zelo missionário. A fim de que a caridade e a unidade, a alegria e a esperança, permaneçam nesta Igreja. A fim de que o testemunho deles ajude a nação inteira no verdadeiro progresso que desejas para ela.
Ó Maria, Nossa Senhora de Lourdes, obtém para estes irmãos e estas irmãs da França os dons do Espírito Santo, para que seja dada uma nova juventude, a juventude da fé, a estes cristãos e às suas comunidades, que ao teu coração imaculado, ao teu coração materno confio. Amém.”
 
Philip Kosloski - publicado em 11/02/22
Fonte: site Aleteia

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Trovões, trovoadas...


 

Trovões, trovoadas,
Vento de chuva chegando…
Lá longe um pedaço de arco-íris.
 
Sandra Medina Costa
Contagem, 29 de janeiro de 2026.

domingo, 8 de fevereiro de 2026

12º Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas


 

12º Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas
“Paz começa com a Dignidade: Um Chamado Global para o Fim do Tráfico de Pessoas”
 
“O tráfico de pessoas continua sendo uma profunda ferida global, violando a dignidade humana e perturbando a paz de nossas sociedades, especialmente em um mundo devastado por conflitos, guerras e deslocamentos forçados. Ao colocar o tema da paz e da dignidade humana no centro do Dia Mundial deste ano, convocamos todas as pessoas de boa vontade a ir além da sensibilização e se unirem em ações concretas para acabar com esse crime. Nosso compromisso é acompanhar de perto as vítimas e sobreviventes, ouvir suas vozes e defender uma mudança sistêmica que aborde as causas profundas do tráfico e construa um mundo baseado na paz, na justiça e na dignidade para todos”, disse a Irmã Abby Avelino, coordenadora do Dia e da rede internacional contra o tráfico, Talitha Kum. Os organizadores também convidam a participar da mobilização nas redes sociais, compartilhando uma postagem no dia 8 de fevereiro com a hashtag oficial #PrayAgainstTrafficking.
 
Fonte: Vatican News
#PrayAgainstTrafficking

sábado, 7 de fevereiro de 2026

Sua casa


 

Sua casa precisa ser o antídoto contra o estresse, não a causa dele.

Que a sua casa seja mais que um endereço. Que seja um abraço que não termina, um porto onde os ruídos do mundo amansam após a tempestade. Há portas que nos levam para fora e há portas que, quando se fecham nos devolvem a nós. A casa verdadeira começa quando a alma tira os sapatos do medo, pousa as chaves do controle e respira sem pedir licença ao relógio. Cada canto vira pausa. Cada objeto testemunha que você viveu, aprendeu e seguiu.

Coloque luz onde havia pressa. A cozinha pode ser altar, porque ali o fogo transforma o bruto em alimento, lembrando que tudo em nós amadurece ao toque do cuidado. O quarto é refúgio quando acolhe o cansaço sem perguntas, quando o corpo solta a armadura e a mente consente em repousar. A sala vira praça quando as palavras não precisam vencer, apenas visitar. As janelas lembram que o céu abre frestas a quem olha devagar.

Toda casa carrega histórias invisíveis. Quem entra percebe se ali se cultiva culpa ou compaixão, disputa ou gentileza. O que cura é simples. Uma planta recebendo manhã. Um livro à mão. O riso que vem de dentro. A coragem de dizer chega às urgências que não são suas. E quando a vida apertar, faça um ritual. Lave o rosto, acenda uma vela e permita que o silêncio conte quem você é. Há um Espírito Maior soprando ternura nos detalhes. Ele habita o intervalo entre o sofá e o chão, a xícara aquecida, e o cobertor que guarda a noite.

Se você mora só, converse com a sua esperança e deixe que ela escolha a flor da semana. Se mora acompanhado, lembre que amar também é arrumar a cama, lavar os olhos do orgulho e ouvir sem concluir. Descomplique. Reduza o barulho. Escolha menos e sinta mais. A casa que cura não esconde a vida. Ela a acolhe, mesmo quando chega desalinhada. E quando a rua for dura, volte para dentro como quem regressa ao útero do mundo. Abra as mãos. Você não precisa provar nada a ninguém. Precisa apenas repousar onde sua verdade cabe inteira. Que hoje um pouco de paz se deite nos seus ombros e aprenda a permanecer.

Fonte: do Facebook “Diário Espírita

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

O espírito não é triste, alegre ou deprimido...


 

“O espírito não é triste, alegre ou deprimido. Ele é um ser que experimenta esses estados, essas frequências mentais que vibram conforme os pensamentos que abriga em sua casa interior.

Por isso, o caminho não é negar o que se sente, mas cultivar pensamentos mais elevados. Aos poucos, à medida que esses pensamentos se transformam, a vibração também se eleva e com ela, vem a paz, a lucidez e o bem-estar.”

(Desc. aut.)

domingo, 1 de fevereiro de 2026

A Oração de FEVEREIRO


 

Nossa Senhora das Candeias, suplicamos vossa intercessão para que Cristo, fulgor eterno, ilumine nossas vidas. Em meio às sombras, quando a fé vacila e as incertezas nos cercam, clamamos vossa presença acolhedora. Nas horas escuras, quando o desespero ameaça, rogamos que vossa chama nos guie, aquecendo nossos corações com esperança e ensinando-nos a confiar em Deus e a manter aceso o brilho da fé. Acendei em nós o fogo do amor divino para sermos testemunhas do Senhor mesmo nos momentos de tribulação, pois temos o conforto de vossa presença que nunca nos abandona. Com o coração grato e confiante, entregamos-vos nossas preces, certos de que, por vossa intercessão, seremos sempre iluminados pelo clarão eterno do nosso Salvador. Amém.

Frei Gabriel Vargas Dias Alves, OFM - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo


 

É preciso relembrar

O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado em 28 de janeiro, carrega um simbolismo profundo e uma mensagem urgente. A data foi instituída em memória aos auditores fiscais do trabalho assassinados em 2004, enquanto realizavam uma operação de fiscalização no município de Unaí, Minas Gerais. Esse crime, que ficou conhecido como a “Chacina de Unaí”, evidenciou os riscos enfrentados por aqueles que lutam contra a exploração e também a necessidade de fortalecer os mecanismos de prevenção e combate ao trabalho escravo no Brasil. Em janeiro de 2025, um marco importante ocorreu: Norberto Mânica, mandante da Chacina de Unaí, foi preso no Rio Grande do Sul, 21 anos após o crime, reforçando a busca por justiça nesse caso emblemático.

Importante: https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2026/01/27/apagao-no-combate-ao-trabalho-escravo.ghtml

Leia mais em https://blog.mds.gov.br/redesuas/dia-nacional-de-combate-ao-trabalho-escravo-por-que-o-28-de-janeiro-importa/

domingo, 25 de janeiro de 2026

Jesus, eu confio em vós!


 

Sempre que estiver duvidoso ou ansioso com o que está acontecendo em sua vida, repita uma e outra vez:

“Jesus, eu confio em vós!

Pouco a pouco, Deus entrará em seu coração para que essas palavras não sejam vazias, mas reflitam uma confiança honesta de que Deus está no controle.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Dia Mundial da Religião


 

Dia Mundial da Religião
Dia do Combate à Intolerância Religiosa
 
“Seja qual for a sua fé, que ela te torne uma pessoa melhor, livre dos julgamentos ao próximo, do preconceito, da inveja que contamina o coração, da rabugice que azeda a alma. Que você tenha paz de espírito e dê paz ao outro.”
Rosi Coelho

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Historinha pra ninar gigante


De Nara Rúbia Ribeiro
 
Um rei medroso
Ordenou que fossem mortos
Todos os pássaros do seu reino.
Assim se cumpriu.
 
Daquele dia em diante
O canto que nascia vinha das entranhas das pedras.
Deu-se uma quebra no encantamento das coisas
E dragões desembocaram do espaço.
Parecia que o mundo inteiro findava.
 
O rei,
Desobrigado de sonho,
Fechou os seus olhos de esquecer de acordar.
Então, as crianças se aliaram aos poetas
E desenharam um poema
De passarinhos ressuscitados.
 
Foi aí que pequeninas pedras
Animaram-se a levitar.
Pouco a pouco ganharam penas,
Bico, asas, gorjeio de pássaro.
E as crianças descobriram
Que pedrinhas coloridas
São passarinhos disfarçados de chão.
Segredo milenarmente guardado.
Só o sabem as crianças e os poetas. 

Borboletas

 


“O segredo é não correr atrás das   borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.”

Mário Quintana

domingo, 18 de janeiro de 2026

Meus oito anos


 

Meus oito anos
Casimiro de Abreu
 
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
 
Como são belos os dias
Do despontar da existência!
– Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é – lago sereno,
O céu – um manto azulado,
O mundo – um sonho dourado,
A vida – um hino d’amor!
 
Que aurora, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d’estrelas,
A terra de aromas cheia
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!
 
Oh! dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!
 
Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberta o peito,
– Pés descalços, braços nus –
Correndo pelas campinas
A roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!
 
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo.
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!
 
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
– Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
A sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!



quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Leia.


 Você não pode mudar as pessoas ao seu redor. Mas, pode mudar as pessoas ao seu redor. 

Leia isso de novo.

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Conversem


 

Conversem.
Conversem sobre tudo,
mesmo quando as conversas são difíceis.
Porque o silêncio são pedras. E pedras transformam-se em muros.
Muros dividem.

(D.a.)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Ho’oponopono


 

O Ho’oponopono é uma prática havaiana de autocura que enfatiza a total responsabilidade por tudo o que acontece em nossa vida, utilizando as frases “sinto muito”, “me perdoe”, “te amo” e “sou grato” para promover reconciliação, perdão e transformação interior.
Além da repetição do Mantra Ho’oponopono, que são as quatro frases “Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grata”, existe ainda, a Oração Ho’oponopono completa.
 
“Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um.
Se eu, minha família, meus parentes e antepassados, ofendemos sua família, parentes e antepassados, em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão.
Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute essas energias indesejáveis em pura luz.
Está feito.”

Repita as frases abaixo até o problema se resolver em seus sentimentos e situações:
- Fale “Eu te amo” para declarar amor incondicional ao reconhecimento do Ser de Luz que mora em cada um de nós.
- Use o “Sinto muito, me perdoe”, quando se desculpar por ter colocado o outro nesta situação, que é de sua total responsabilidade. Até porque é você que está vendo desta forma.
- Diga “Obrigado(a) ou sou grato(a)” pela oportunidade de ter se conhecido melhor e por esta razão ter a possibilidade de purificar suas programações inconscientes.
.
Saiba mais em https://www.personare.com.br/conteudo/hooponopono-o-que-e-m1897
......
 
Ho'oponopono em forma de música:
https://youtu.be/SKDW6oQEfB8?list=RDSKDW6oQEfB8
 
“Divino criador, pai, mãe, filho — todos em um.
Se eu, minha família, meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, pedimos o Seu perdão. Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura Luz. E assim é.
Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho'oponopono.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente.
SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.
SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Por este espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins.
SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.
EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO. 
Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: minhas memórias, eu te amo! Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.
SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.
Neste momento, afirmo que TE AMO. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados…
Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento.
SINTO MUITO, TE AMO.
Minha contribuição para a cura da Terra:
Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou…
Se eu, minha família, meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações desde o início de nossa criação até o presente, eu peço o Teu perdão deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, transmute estas energias indesejáveis em pura LUZ e assim é.
Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição, à tua saúde emocional, que é a mesma minha, então, esteja bem. E na medida em que você vai se curando eu te digo que...
Sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.
Peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura.
Agradeço por estar aqui para mim…
E TE AMO por ser quem você é.”

domingo, 11 de janeiro de 2026

Batismo do Senhor


 

(Lc 3,15-16.21-22) “Cristo é iluminado no batismo, recebemos com Ele a luz; Cristo é batizado, desçamos com Ele às águas para com Ele subirmos”, nos diz São Gregório de Nazianzo. No batismo de Jesus somos iluminados por Ele e somos chamados a viver na luz. Somos convidados a sair das trevas e encontrar a luz. A luz que buscamos, com o nosso batismo, é o próprio Senhor, que se deixou ser batizado para nos dar o exemplo e também nos pede que sigamos batizando e conduzindo no caminho do Reino definitivo. O batismo de Jesus foi a porta de entrada em sua vida pública. João tem receio de batizar Jesus, pois sabe quem Ele é. Mas Jesus se deixa batizar, e como João mesmo nos diz: “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo”.

Frei Wagner José da Rosa, OFM - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Às vezes, o tempo não cura


 

Às vezes, o tempo não cura.
Ele espera.

Espera o momento em que o adulto possa acolher a criança que um dia não teve suas necessidades atendidas.

E quando esse encontro acontece, a dor encontra descanso.


Instagram - Do perfil @diariopsicanaliticorj

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Girassol


 

“Todos os dias o girassol faz a mesma escolha: buscar a luz. Sua maior qualidade não é a pressa, mas a fidelidade ao que o faz crescer.”

sábado, 3 de janeiro de 2026

Santíssimo Nome de Jesus

 


“Jesus, no teu nome há poder. No Céu, na terra e nos infernos, sob todo o universo está teu santo nome. Clamando a ti, queremos alcançar as graças necessárias para nossas vidas. Não o que queremos, mas a tua santa vontade. Que teu nome seja amado e adorado. Amém.”

Santíssimo Nome de Jesus, rogai por nós!


quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

Feliz Ano Novo!


 

“Esbanja o amor à mão-cheia!
Oferece-o, atire-o pela janela,
espalha-o aos quatros ventos – e terás mais do que tinhas.”
 
Santo Agostinho

A Oração de JANEIRO


 

Senhor do tempo e da história, nova vida se inicia a cada ciclo pela tua graça que constantemente invade e preenche toda a criação. Rendemos graças por estarmos aqui mais uma vez e podermos desfrutar de tua beleza e de teu calor. Tua presença, Senhor, é epifania a cada olhar; teu santo nome é esperança viva da paz que buscamos; tua companhia nos aquece o coração. Nós desejamos estar mais próximos de ti em cada dia deste mês e, nas ações de nosso cotidiano, cultivarmos a fraternidade, iluminando nosso mundo e tornando-o, assim, uma verdadeira casa de irmãos tocados pela tua graça. Por fim, que o teu amor continue transbordando em toda a nossa vida. Isso te pedimos, Jesus, ao Pai, na unidade do Espírito Santo para sempre. Amém.
 
Lucas Moreira Almeida (Vila Velha/ES)
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus