quarta-feira, 27 de março de 2013

O Pequeno Príncipe [frases]

O Pequeno Príncipe
Antoine de Saint Exupéry

1.    "O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem."

2.    "Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos."

3.    "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

4.    "Se tu vens às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz."

5.    "Se tu choras por ter perdido o sol, as lágrimas te impedirão de ver as estrelas."

6.    "Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa."

7.    "Foi o tempo que dedicastes à tua rosa que fez tua rosa tão importante"

8.    "Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção."

9.    "Há vitórias que exaltam, outras que corrompem; derrotas que matam, outras que despertam."

10."Não há uma fatalidade exterior. Mas existe uma fatalidade interior: há sempre um minuto em que nos descobrimos vulneráveis; então, os erros atraem-nos como uma vertigem."

11.“É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar.”

12.“Tu julgarás a ti mesmo – respondeu-lhe o rei – É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio.”

13.“As pessoas grandes são muito esquisitas.”

14.“Os vaidosos só ouvem elogios.”

15.“A gente só conhece bem as coisas que cativou – disse a raposa. – Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!”

16.“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”

17.“Nunca estamos contentes onde estamos.”

18.“Só as crianças sabem o que procuram – disse o principezinho.- Perdem tempo com uma boneca de pano, e a boneca se torna muito importante, e choram quando ela lhe és tomada...”

19.“O que torna belo o deserto – disse o principezinho – é que ele esconde um poço em algum lugar.”

20.“Os homens – disse o pequeno príncipe – embarcam nos trens, mas já não sabem mais o que procuram. Então eles se agitam, sem saber pra onde ir. (...) E isso não leva a nada...”

21.“A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar...”

22.“As pessoas vêem as estrelas de maneira diferente. Para aqueles que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para os sábios, elas são problemas. Para o empresário, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu, porém, terás estrelas como ninguém nunca as teve... (...) Quando olhares o céu de noite, eu estarei habitando uma delas, e de lá estarei rindo; então será, para ti, como se todas as estrelas rissem! Desta forma, tu, e somente tu, terás estrelas que sabem rir! (...) E quando estiveres consolado (a gente sempre se consola), tu ficarás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo. Terás vontade de rir comigo. E às vezes abrirás tua janela apenas pelo simples prazer... E teus amigos ficarão espantados de ver-te rir olhando o céu. Tu explicarás então: “Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!” E eles te julgarão louco. Será como uma peça que te prego... (...) Será como se eu te houvesse dado, em vez de estrelas, montes de pequenos guizos que sabem rir.”

23.“Mais eis que acontece uma coisa extraordinária. Na mordaça que desenhei para o pequeno príncipe, esqueci de juntar a correia de couro! Ele não poderá jamais prendê-la no carneiro. E então eu me pergunto: “O que terá acontecido no seu planeta? Talvez o carneiro tenha comido a flor...”Às vezes penso: “Certamente que não! O principezinho guarda a sua flor todas as noites na redoma de vidro e vigia atentamente seu carneiro...” Então me sinto feliz. E todas as estrelas riem docemente. Ou penso: “Às vezes a gente se distrai e isto basta! Uma noite ele esqueceu de colocar a redoma de vidro ou o carneiro saiu de mansinho, no meio da noite, sem que fosse notado...” E todos os guizos se transformaram em lágrimas!...”

24.– (...) Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo... - Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor... eu creio que ela me cativou...

[Imagem Google]

Nenhum comentário: