Folhinha do Sagrado Coração de Jesus
O amor é meu peso, é ele que me conduz pelo solo sagrado. O Amor é meu amparo, meu refúgio consolador. Sou manhosa e, por isso mesmo, filha de rosa com pescador. Gosto do mar, de amar, de sonhos e do amor.
segunda-feira, 28 de abril de 2025
Dia Mundial da Educação
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus
domingo, 27 de abril de 2025
Domingo da Divina Misericórdia
Homilia de 30 de abril de 2000
quarta-feira, 23 de abril de 2025
Dia Mundial do Livro
Folhinha do Sagrado Coração de Jesus
segunda-feira, 21 de abril de 2025
Papa Francisco
“Que o ódio dê lugar ao amor, a mentira à verdade, a
vingança ao perdão e a tristeza à alegria.”
Papa Francisco
Descanse em paz.💟🙏
domingo, 20 de abril de 2025
DOMINGO DE PÁSCOA
Este é o Dia que o Senhor fez para nós!
Ó Pai, nós vos agradecemos de todo o nosso coração neste Dia da Ressurreição de vosso Filho. Como Família de fé e com o coração agradecido, nós vos damos graças e vos louvamos, pois nos destes a plenitude da vida em Cristo ressuscitado. Transbordai nosso coração de esperança, e a luz da ressurreição de Cristo nos faça contemplar o novo horizonte da vida, caminhando e vivendo unidos entre nós. Humildemente vos pedimos: Dai-nos um coração sempre sereno e humilde, para que eu e minha família possamos servir a vós com o coração pleno de generosidade. Maria, Mãe Santíssima do Cristo ressuscitado, conduzi-nos no caminho de vosso Filho. Amém.
sábado, 19 de abril de 2025
SÁBADO SANTO
Também conhecido como Sábado de Aleluia, nesse dia a principal celebração é a “Vigília Pascal”, que faz memória da noite santa da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Na solenidade, abençoa-se o fogo, e há Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia. Esse é um dia para contemplar, aprofundar e meditar. Celebramos a vitória do Senhor sobre a morte, simbolizada pela luz do fogo do Círio Pascal.
Que no Sábado Santo preparemos um tempo para meditação, para experimentar o vazio da cruz, mas com a esperança da Ressureição. Que reflitamos em quais áreas de nossa vida Jesus precisa ressuscitar.
Meu amado Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, nós vos louvamos, pois a vida venceu a morte, a liberdade derrotou a escravidão, o dominador foi vencido pelo dominado, o último tornou-se o primeiro, e a vida tornou-se dom irrevogável, insubstituível. Obrigado, Senhor Jesus, pois por vossa ressurreição nos reanimamos na esperança e sentimos alegria e firmeza em olhar para o futuro, pois vós estais conosco, vivo e ressuscitado. Muitas vezes vos ofendemos, Senhor, e nossos pecados nos feriram de morte, mas vossa misericórdia nos ressuscitou, nos resgatou para a vida. Permanecei conosco, ó Cristo e Senhor, pois assim saberemos vos reconhecer na partilha de vossa Palavra e do mistério da Eucaristia. Ressuscitai-nos, Senhor, fazei-nos criaturas novas, recriadas em vossa ressurreição. Amém.
sexta-feira, 18 de abril de 2025
Somos uma casa
Há um provérbio indiano que diz: Somos uma casa com quatro
quartos; um físico, um mental, um emocional e um espiritual. Tendemos a viver
em um deles a maior parte do tempo, mas, se mantivermos as portas dos outros
quartos abertas e deixarmos a luz entrar, toda a casa será iluminada.
SEXTA-FEIRA SANTA
Esse dia faz parte do Tríduo Pascal em que celebramos e contemplamos a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. É o único dia em que não se celebra a Eucaristia.
Neste dia, que possamos voltar nosso olhar a este ato de amor tão bonito que Jesus fez: morrer para nos salvar. Que a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo nos lembre o quanto ferimos o Senhor ao pecarmos contra Ele!
“Meu Deus e meu tudo, apesar de minhas ingratidões e negligências em vos servir, continuais a me atrair ao vosso amor. Aqui estou, e não quero resistir mais. Quero renunciar a tudo para pertencer só a vós. Além de tudo, vós me tendes obrigado a vos amar. Eu me encantei convosco e quero vossa amizade. Como posso amar outra coisa, depois de vos ter visto morrer de dor numa cruz para me salvar? Como poderei contemplar-vos morto, consumido nos sofrimentos, sem vos querer bem com todo o meu coração? Sim, Redentor meu, amo-vos com toda a minha alma e não tenho outro desejo senão vos amar nesta vida e por toda a eternidade. Amém.” (Sto. Afonso de Ligório)
quinta-feira, 17 de abril de 2025
Provérbio chinês
Se você quer um ano de prosperidade, cultive trigo. Se você quer dez anos de prosperidade, cultive árvores. Se você quer cem anos de prosperidade, cultive pessoas.
(Provérbio chinês)
QUINTA-FEIRA SANTA
Também acontece a “Missa do Crisma”, celebração na qual o Bispo da Diocese abençoa os santos óleos (do Crisma, dos Enfermos e do Batismo).
Que neste dia possamos agradecer a Deus a graça de estar presente com seu Corpo e Sangue por meio de um pedaço de pão. Ainda, que sirva para nós como exemplo de humildade e doação. Jesus tão grande se fez pequeno, por amor a nós.
Nós vos bendizemos, Senhor, ó Cristo Redentor. Vós que vos pusestes junto dos Apóstolos aquele dia, naquela casa e no começo da noite, para instituir o irrevogável mistério de vosso amor, a Eucaristia, Pão da vida eterna, presença viva e real de vosso amor sem fim. Ajudai-nos, Senhor, a descobrir ainda mais o valor e a grandeza, o amor e a misericórdia presentes na Eucaristia que participamos. Ali vós estais presente na Palavra que nos orienta e no Pão que nos alimenta para a vida eterna. Para onde ir, Senhor, sem vós? Longe de vós a vida não tem sentido, ficamos perdidos e nada tem valor. Obrigado por vosso amor infinito neste dia em que instituístes o sacramento da Eucaristia, o Sacerdócio Ministerial e nos destes o mandamento do amor. Amém.
quarta-feira, 16 de abril de 2025
Nossa paz de espírito
“Não são as coisas que possuímos ou compramos que representam
riqueza, plenitude e felicidade. São os momentos especiais que não tem preço,
as pessoas que estão próximas da gente e que nos amam, a saúde, os amigos que
escolhemos, a nossa paz de espírito.”
Martha Medeiros
QUARTA-FEIRA SANTA
Neste dia se encerra o período da Quaresma. Na Quarta-feira Santa o evangelista Mateus recorda o plano de Judas de trair Jesus com trinta moedas de prata.
“Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi encontrar-se com os sumos sacerdotes e lhes disse: ‘Que me dareis, se eu vos entregar Jesus?’ Eles lhe pagaram trinta moedas de prata. E, desde aquela hora, procurava uma boa ocasião para entregá-lo” (Mt 26,14-16).
Com Deus não há negócio! Que tenhamos sempre fidelidade a sua Palavra!
Ó Senhor, Deus da vida e da paz, fazei-nos banhar inteiramente com o mistério redentor de Cristo. Aproximam-se os dias de sua paixão e morte. É a vida doada ao extremo por vosso Filho Jesus, prova incontestável de amor por nós. Perdoai, Senhor, nossa mesquinhez, nosso orgulho e vaidades, o orgulho dos que se acham acima de vós, que se põem acima do céu e da terra. É triste ver o quanto recusam vosso amor em nossos dias, pois vivemos dias de banalidades, de indiferenças, de frieza e de absolutismos pessoais. Derrubai-nos, Senhor, de nossos tronos humanos, e fazei-nos viver com vosso Filho, caminhar com Ele para a paixão, para também com Ele ressuscitarmos para a dignidade e para a vida nova. Amém.
terça-feira, 15 de abril de 2025
A verdade
"Assim como uma flor perfumada atrai a atenção das abelhas na
sua direção, a verdade atrai as pessoas íntegras e honestas."
Que a verdade brilhe, agrade e nos mova sempre!
TERÇA-FEIRA SANTA
Peçamos a Deus ajuda para sempre fazer sua vontade, para jamais trairmos sua confiança.
Maria, Mãe de Cristo, Mãe dos Homens e Mulheres, Mãe de nossa humanidade. Maria, mãe de todos os tempos e do tempo de agora, sois o exemplo que buscamos, a força que precisamos, a paz que traz esperança. Junto de vós encontramos o Cristo, o Filho de Deus de vós nascido. Vosso Sim, ó Mãe, é irrevogável, pois cumpristes inteiramente a vontade do Pai. Tudo mudastes em vossa vida, para cumprir o que viera de Deus: Que vós fosseis a Mãe do Cristo, a Aliança eterna do Pai. Nesses dias, ó Mãe, vós estais junto de vosso Filho, e com Ele participais de sua paixão. Vós o afagastes com carinho e agora o consolais com vosso amor de Mãe. Ajudai-nos também, ó Mãe, nas horas difíceis, nas horas amargas, nas horas incertas. Amém.
segunda-feira, 14 de abril de 2025
SEGUNDA-FEIRA SANTA
Que possamos nos espelhar em Maria, a irmã de Lázaro, que não mediu esforços para servir ao Senhor. Que tenhamos sensibilidade para identificar aqueles que não querem nosso bem e falam o contrário.
Nosso Deus e nosso Pai, ajudai-nos a viver o mistério de vosso Filho Jesus. Mostra-nos sua Palavra o quanto Ele nos ama, e também as adversidades que sofreu, como a traição de Judas, a de Pedro, que foi diferente, mas o fez sofrer, e tantos homens e mulheres que não aceitaram seu projeto de amor. Queremos aprender de vosso amor tão vivo e tão real, que é Cristo, vosso Filho. Ele manifestou vossa Aliança para conosco, e cumpriu fielmente vosso desígnio benevolente. Guiai-nos nesta Santa Semana com vosso Espírito de Amor, pois vamos viver com Cristo, caminhar com Ele, para com Ele ressuscitar. Amém.
domingo, 13 de abril de 2025
Ser grande
"Todas as pessoas podem ser grandes, porque todas podem servir. Não é preciso ter um diploma universitário para servir. Não é preciso fazer concordar o sujeito e o verbo para servir. Basta um coração cheio de graça. Uma alma pelo amor."
Martin Luther King
DOMINGO DE RAMOS
O Domingo de Ramos tem esse nome porque o povo cortou ramos de árvores para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento.
Louvemos sempre a Jesus que nos salva! Que possamos amar, respeitar e admirar o Cristo, reconhecendo que Ele é o único Senhor de nossa vida!
Jesus, nesse dia memorável vós entrastes solenemente em Jerusalém. Foi dia de júbilo e de alegria para aquele povo que já reconhecia que vós éreis o Messias. Dignamo-nos agora vos saudar como outrora, mas sem a traição de Judas ou do povo, que gritava para que fostes crucificado. É na força de vosso amor que nos colocamos agora, para viver esses dias afora, com muita santidade e luz em nossa alma. Vamos sim caminhar convosco e participar de vossa paixão e toda dor, pois vamos partilhar de vossa missão, que é dar a vida pela salvação do irmão. Guiai nossa vida agora e fazei-nos alcançar vossa ressurreição. Amém.
sábado, 12 de abril de 2025
Oração para viver bem a Semana Santa
Este é o meu
mundo;
Perdoai-nos, Senhor.
Tu me destes
o paraíso,
mas eu não o mereci.
Perdoai-nos, Senhor.
Esperei ser
castigado,
mas recebi a benção de tua infinita bondade e continuei a pecar.
Senhor, perdoai aos pecadores!
Ousei ser
mais do que meu Pai.
Fui perdoado, mas não soube perdoar.
Fui abençoado, mas não soube dar graças.
Tu me destes
dois olhos,
mas não soube enxergar bem.
Tu me destes duas mãos,
mas não soube estendê-las aos meus semelhantes.
Tu me destes uma boca,
mas deixei de orar.
Tu me deste duas pernas,
mas não soube escolher o caminho certo do amor.
Tu me deste a vida
e eu não soube como vivê-la.
Senhor,
tende piedade de nós,
piedade de nós, piedade de nós!
Obrigado
Senhor pelo mundo que me deste.
Perdoai-me Senhor!
Pelo mundo que te apresento agora.
Em contrição, eu prometo oferecer uma semana de paz e de amor.
É pouco, Senhor, pelo tanto que mereces, eu reconheço,
mas acredite, Senhor, é muito diante de nada que tenho Te dado.
E nesta
Semana Santa haverá mais silêncio:
não pensarei tanto nas máquinas, na técnica, nos botões, nas caixas fortes,
nos horários, nos relógios-ponto, nos celulares e computadores.
Nesta
semana, não haverá nem patrões e nem empregados,
pobres ou ricos, brancos ou pretos,
policiais ou ladrões, honestos ou marginais,
não haverá portas fechadas e nem janelas abertas.
Será uma
Semana Santa, Senhor,
e nesta semana, Senhor,
o silêncio da Paz somente será invadido
pelo sussurro das orações e pelo riso das crianças.
Senhor Deus dos desprezados e dos marginalizados.
Tem piedade de nós!
Fonte: Portal
A12
sexta-feira, 11 de abril de 2025
219º Jubileu de Nossa Senhora das Dores
O Jubileu de Nossa Senhora das Dores é uma festa tradicional em Contagem celebrada desde o século XVIII. Na época, a festa era a celebração das dores de Nossa Senhora. A história de devoção a Santa está inserida na origem no município de Contagem, desde quando ainda era o pequeno arraial chamado Arraial de “São Gonçallo da Contage”.
Em 1806, um morador do arraial de nome Antônio Joaquim de Santana Filho, foi à Roma para cumprir uma promessa feita à Nossa Senhora das Dores e levou um pedido da Igreja local ao Papa Pio VII, para que a Santidade autorizasse a celebração da Festa do Dia de Nossa Senhora das Dores. A celebração foi autorizada no mesmo ano.
Mas foi em 1906, na comemoração do centenário, que a celebração das Dores de Maria, ou Setenário, recebeu o título de Jubileu de Nossa Senhora das Dores.
Com mais de duzentos e dezoito anos (218 fez em 2024) de tradição, a presença de Nossa Senhora das Dores como padroeira de Contagem é cada vez mais forte.
Na parte superior da bandeira do município, tem uma faixa roxa preenchida por sete estrelas na cor branca, que representa as sete dores de Nossa Senhora, padroeira da cidade, e a celebração do Jubileu das Dores, concedida pelo papa Pio VII.
Todas as quartas-feiras, a comunidade paroquial de São Gonçalo se reúne, durante a missa das 19 horas, reza-se a oração de Nossa Senhora das Dores reafirmando a confiança em sua materna intercessão.
“Ó Mãe das dores, recolhei as nossas lágrimas e sofrimentos, acolhei os nossos pedidos para que sejamos consolados e cresçamos em nossa fé. Lembrai de nós vossos filhos tão necessitados. Amém!”
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!
quarta-feira, 9 de abril de 2025
Lenda maia dos beija-flores
E a cada animal, a cada árvore e a cada pedra foi encomendado um trabalho. Mas, quando eles terminaram, eles notaram que não haviam criado algo para levar os desejos e pensamentos de um lado para outro.
Como eles não tinham milho ou lama para fazer outro animal, pegaram uma pedra de jade e esculpiram uma flecha.
Era uma pequena seta.
Quando ela estava pronta, sopraram sobre ela e a flecha voou.
Não era mais uma flechinha, porque ela estava viva.
Os deuses tinham feito um beija-flor.
Era tão frágil e rápido que o beija-flor poderia se aproximar das flores mais delicadas, sem mover qualquer uma de suas pétalas.
Suas penas brilhavam ao sol como pingos de chuva e refletiam todas as cores. Então os homens tentaram pegar o lindo passarinho para se enfeitar com suas penas.
Os espíritos estavam com raiva e ordenaram:
- Se alguém pegá-lo, o beija-flor morrerá.
Assim, ninguém jamais viu um beija-flor em uma gaiola ou no domínio de um homem.
Se um beija-flor voa ao redor de sua cabeça, não o toque.
Ele pegará o seu desejo e o levará para o outro lado."
Pense bem e deseje coisas boas para todos.
terça-feira, 8 de abril de 2025
Torça bem as lágrimas
"Torça bem as lágrimas, uma a uma, até desencharcar o coração. Depois, estenda a tristeza pra secar no varal da autogentileza. Lá costuma bater sol."
Ana Jácomo
segunda-feira, 7 de abril de 2025
Qual o sentido da Páscoa?
Tem gente que nem entende o que é comemorado. Repara nos coelhinhos, nos ovos bem recheados. Enquanto isso Jesus, que morreu por nós na Cruz, às vezes nem é lembrado...
A Páscoa é o renascimento. A Páscoa é ressurreição de um bom Homem que mostrou qual a melhor direção. Para seguir a nossa jornada, enfrentando a caminhada e segurando a Sua mão. E é nessa caminhada que a gente deve lembrar: O que foi-nos ensinado e começar a praticar!
Você vai compreender que tem a força, o poder e o dom de ressuscitar. Ressuscitar o amor, a paz e a união. Ressuscitar a bondade, a justiça, a compaixão. A caridade, a esperança e onde existe vingança, ressuscitar o perdão.
Fazer renascer o bem nesse mundo tão cruel. Na Páscoa e no ano inteiro. É esse o nosso papel! E também a grande essência que quem tem essa consciência, consegue tocar o céu!”
sábado, 5 de abril de 2025
Dia dos Filhos
“Ensinarás a
voar”
Ensinarás a
voar …
Mas não voarão o teu voo.
Ensinarás a sonhar …
Mas não sonharão o teu sonho.
Ensinarás a viver…
Mas não viverão a tua vida.
Ensinarás a cantar …
Mas não cantarão a tua canção.
Ensinarás a pensar…
Mas não pensarão como tu.
Porém, saberás que cada vez que voem, sonhem, vivam, cantem e pensem…
Estará a semente do caminho ensinado e aprendido.
– Santa Madre
Teresa de Calcutá
quinta-feira, 3 de abril de 2025
Como as águias aprendem a voar
Em segundo lugar, a águia ensina os seus filhos pelo exemplo. Águias bebês aprendem a voar, principalmente, observando seus pais.
Para incentivar as jovens águias que não mostram interesse neste processo, os pais, às vezes, voam ao redor do ninho com um alimento em suas garras.
Ainda que a comida seja um grande motivador, as jovens águias são curiosas sobre o mundo e gostam de imitar os pais. Empoleirando-se em um galho próximo com uma refeição nas patas, a mãe águia está incentivando em seus jovens o senso de curiosidade — e seu apetite —, até que o filhote comece a sair do ambiente seguro do ninho e siga a sua própria vontade.
Em terceiro lugar, a águia aplica disciplina adequada aos filhos na hora certa. Quando o filhote da águia não obedece o comando para voar, e mesmo diante do exemplo se nega a sair do ninho, ela remove toda a penugem do ninho e deixa apenas os espinhos pontiagudos para provocar o filhote a sair.
O quarto e mais importante ponto: a águia nunca abandona, assusta ou castiga seus filhotes.
Isso vai contra o mito popular de que as águias empurram seus filhotes para fora do ninho quando o filhote se recusa a sair, em uma medida radical muito difundida. Muito difundida como aconselhamento à criação mais conservadora, a lenda diz que “a águia pega o filhote do ninho com as suas possantes garras e o joga das alturas para o chão. Aquele filhote que nunca voou sozinho, cai de ponta cabeça, desesperado; e ela deixa. Quando o filhote está para espatifar-se ao chão, ela o toma novamente e o leva de volta para as alturas e novamente o arroja de lá. E faz isso, duas, cinco, dez vezes, até que o filhote aprende a voar sozinho. A lei da águia é: meu filho tem que ser meu discípulo”.
Contudo, a águia não desiste do filho, mas de uma outra forma, muito mais parecida com as mães humanas: os filhotes de águias começam a aprender a voar — um processo conhecido como fledging (iniciação ao voo) — quando têm apenas dois ou três meses de idade, embora águias que não compartilham o ninho com outros irmãozinhos possam começar a aprender mais cedo.
Ironicamente o filhote da águia não é tão corajoso como quando já se encontra na idade adulta. Para que o filhote aprenda a voar, é necessário um pouco de paciência da mãe águia, até porque é preciso considerar que a altura do ninho é, no mínimo, aterrorizante, já que é sempre no ponto mais alto de um penhasco, onde tudo em volta é abismo.
Quando o filhote de águia está aparentemente preparado para voar, a mãe o posiciona em um local estratégico e o induz. Esse por sua vez salta, tenta se equilibrar e até arrisca tortos e pequenos vôos, mas ainda precisa deixar o medo de lado e praticar um pouco mais para voar como uma águia.
A mãe p está sempre atenta a todos os movimentos do filhote e, quando esse apresentar um desequilíbrio incomum, como cair em vôo ou qualquer outro risco, a mãe rapidamente o resgata e traz de volta ao ninho.
Essa cena se repete por diversas vezes e também com os outros filhotes até que em um dia imprevisível a pequena águia perde o medo que o segurava embaixo das asas da mãe e alça seu primeiro vôo.
Normalmente esse processo leva dois meses. Durante a aprendizagem, a maioria delas cai no chão, algumas se ferem e até mesmo morrem. Os pais da pequena águia geralmente continuam a alimentar e cuidar dos filhotes que caíram no chão até que os bebês aprendam.
Entre o quarto a sexto mês, todas as jovens águias devem voar sem supervisão.
As águias ficarão perto do ninho enquanto estiverem aprendendo a voar, contudo, quando este recurso estiver dominado, elas voarão mais longe e a maioria não permanece perto da área onde nasceram.