segunda-feira, 1 de março de 2010

Dia de vivência



A loja de Deus

Entrei e vi um Anjo no balcão. Maravilhado, disse-lhe:
- Santo Anjo do Senhor, o que vendes?
Respondeu-me:
- Todos os dons de Deus.
Perguntei:
- Custa muito?
Respondeu-me:
- Não, é tudo de graça.
Contemplei a loja e vi jarros com sabedoria, vidros com fé, pacotes com esperança, caixinhas com salvação, potes com amor. Tomei coragem e pedi:
- Por favor, Santo Anjo, quero muito amor, todo o perdão, um vidro de fé, bastante felicidade e salvação eterna para mim e para minha família também.
Então o Anjo do Senhor preparou-me um pequeno embrulho, tão pequeno, que cabia na palma da minha mão. Maravilhado, mais uma vez, disse-lhe:
- É possível tudo estar aqui?
O Anjo respondeu-me sorrindo:
- Meu querido irmão, na loja de Deus não vendemos frutos. Apenas sementes.

[Distribuição de sementes de girassol]

São Lucas, 8 – Parábola do Semeador
Havia se reunido uma grande multidão: eram pessoas vindas de várias cidades para junto dele. Ele lhes disse esta parábola:
Saiu o semeador a semear a sua semente. E ao semear, parte da semente caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram.
Outra caiu no pedregulho; e, tendo nascido, secou, por falta de umidade.
Outra caiu entre os espinhos; cresceram com ela os espinhos, e sufocaram-na.
Outra, porém, caiu em terra boa; tendo crescido, produziu fruto cem por um. Dito isto, Jesus acrescentou alteando a voz: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!
Os seus discípulos perguntaram-lhe a significação desta parábola.
Ele respondeu: A vós é concedido conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros se lhes fala por parábolas; de forma que vendo não vejam, e ouvindo não entendam.
Eis o que significa esta parábola: a semente é a palavra de Deus.
Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouvem; mas depois vem o demônio e lhes tira a palavra do coração, para que não creiam nem se salvem.
Aqueles que a recebem em solo pedregoso são os ouvintes da palavra de Deus que a acolhem com alegria; mas não têm raiz, porque crêem até certo tempo, e na hora da provação a abandonam.
A que caiu entre os espinhos, estes são os que ouvem a palavra, mas prosseguindo o caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas e prazeres da vida, e assim os seus frutos não amadurecem.
A que caiu na terra boa são os que ouvem a palavra com coração reto e bom, retêm-na e dão fruto pela perseverança.


1º momento - Quais sementes eu tenho para semear?
- Confiança mútua / crescimento interior / Fé
- Perdão / União / Fé
- Otimismo / Confiança / Respeito / Fé

Como cuidar das sementes que quero semear?
Cuidando de mim mesma, primeiramente, para então cuidar das sementes que quero semear.

Que elementos são necessários para a germinação das minhas sementes, na missão de educador?
Persistência e confiança.

Que tipo de “terra” eu sou?
Pedra, espinhos... terra fértil.

Quais “inimigos” têm tirado a palavra de Deus da minha vida?
Sobrecarga de tarefas, desunião, incompreensão, cansaço.

Quais são as preocupações da vida que têm me sufocado?
Educação, criação e formação de meu filho; saúde física, mental e espiritual da família.

Jeremias, 1 – Vocação de Jeremias
Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor:
Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.
E eu respondi: Ah! Senhor JAVÉ, eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança.
Replicou porém o Senhor: Não digas: Sou apenas uma criança: porquanto irás procurar todos aqueles aos quais te enviar, e a eles dirás o que eu te ordenar.
Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te - oráculo do Senhor.
E o Senhor, estendendo em seguida a sua mão, tocou-me na boca. E assim me falou: Eis que coloco minhas palavras nos teus lábios.
Vê: dou-te hoje poder sobre as nações e sobre os reinos para arrancares e demolires, para arruinares e destruíres, para edificares e plantares
.

Mística e missão do educador
- O que é ocupar um lugar? E o que é existir num lugar?
- Ter algo mais além da competência, do técnico,... existir.
- Qual é a minha missão, minha mística? Meu papel, minha vocação?

2º momento
Você se sente conhecido(a), amado(a) e enviado(a) por Deus?
Sim, sinto-me conhecida, amada e enviada por Deus.

Você tem resistências, medos?
Sofrimento por antecipação dado a inseguranças; medo de não alcançar meus sonhos, meus objetivos... Resistências (ou seriam dificuldades?) para o perdão...

Que palavras de Deus lhe ajudam a superar seus temores?
- “O Senhor é minha luz, o meu caminho, minha força, a rocha em que me abrigo.”
- “A lei do meu Deus está em meu coração. Os meus passos não resvalarão.”
- “Entrega o teu caminho ao Senhor. E o mais Ele fará.”
- “Vivifica-me, Senhor, segundo a tua bondade... a tua misericórdia, teus juízos, tua justiça...”

Deus o(a) está enviando para quê?
Tenho a sensação de ser enviada para levar aos outros a alegria, despertar a confiança, a autoconfiança e autoestima, a ajudar na busca da interiorização, a fortalecer o outro, a contribuir para um clima de paz, otimismo, sucesso, confiança, etc. Quando isso não acontece, ou se acontece ao contrário, sinto-me completamente perdida, frustrada, confusa, angustiada, incapaz.
Não posso esquecer da humildade. Quando esqueço, sofro muito.

3º momento - Escreva seu Salmo da Vida!

Luz divina,
Luz maior
Que a tudo ilumina:

Permiti que somente o amor
Emane do meu coração,
Livrando-me de toda dor.


Dia de Vivência - Retiro espiritual Casa de Retiros São José - Bairro Dom Cabral – Belo Horizonte - 06 de março de 1999.
[imagem da web]

Nenhum comentário: