sexta-feira, 24 de julho de 2020

Data estelar: 22 de julho de 2020



Data estelar: 22 de julho de 2020

A contaminação por Covid-19, doença causada por uma mutação do Coronavírus, descoberta em dezembro de 2019 (por isso o nome da doença) foi inicialmente identificada na China. Em março 2020 a pandemia é declarada.

A palavra "pandemia" tem origem grega, significa "todo o povo", sendo aplicada quando uma doença infecciosa se espalha rapidamente e atinge toda uma região. No caso da Covid-19, a Terra, de onde essa humilde serva vos fala.

Não, não se trata da primeira doença infecciosa mundial, tivemos outras epidemias até mais devastadoras, como a Gripe Espanhola (1918 a 1920), por exemplo, que matou 500 milhões de pessoas, 1/4 da população mundial da época.

Em 2020, como em quaisquer outras épocas, temos prós e contras. A ciência evoluiu, em poucos meses já sabemos muito e as informações de como se prevenir e tratar, estão disponíveis para todos, praticamente desde o início, graças à ciência e suas conquistas como às pesquisas, a internet, o direto de expressão etc.

Claro que tais informações são emitidas e absorvidas com maior ou menor grau de entendimento, de acordo de quem fala e, o mais importante, de quem vai ouvir (emissor e receptor - "comunicação" a minha ciência, e sou "moléstia" à parte, boa nisso).

Bem, se vc leu até aqui, vc faz parte de uma minoria privilegiada que, em terra brasilis, teve a oportunidade de estudar e tem, pelo menos curiosidade no saber.

Tenho certeza que vc está usando máscara, fazendo a correta higienização das mãos e respeitando o distanciamento social, únicas formas comprovadas de contermos um contágio super rápido e o colapso do sistema de saúde, nosso maior e não novo problema. Já imaginou se seu filho(a) sofrer uma fratura exposta e precisar de um CTI, e não tiver?! Pois é... morrer de fratura exposta em pleno séc. XXI, não dá!

Se vc continuou a leitura e chegou até essa parte, vc também sabe que vai passar, que vai ficar tudo bem, e que o que mata mais que vírus, é ignorância, egoísmo e, o pior, o desamor...

O planeta Terra é bom, o problema é a espécie que o domina.

Fim das anotações - for the record.

Bonjour.

P.S: continuo aguardando a nave... vou na primeira leva.

P.s.2: Esse texto poderá cair no Enem de 2030

 

Autoria: Laura Barreto

(Texto e imagem em seu perfil de Facebook)


Nenhum comentário: