terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Cheiro de grama...


Manhã de terça-feira, eu tomando café na mesa.
Um barulho vem de longe, serra elétrica, árvores deitadas....
Um cheiro forte me entra pela janela
Me invade as narinas e a alma.
É cheiro de mato verde,
Cheiro de grama verde sendo cortada.

Choveu muito por esses dias.
A grama cresceu muito por esses dias.
Desejosa de se mostrar como as outras plantas
Que ficaram mais viçosas,
Assim como a roseira da esquina, cheinha de rosas,
A grama quis dar o ar de sua graça e ficar também vistosa.

Com toda a força da alma que brota no fundo
Das suas raízes mais profundas,
Lançou ao alto suas folhas fortes e bem verdes.
Um verde-escuro de dar gosto!
Mas não se contentou com isso: fez brotar também suas flores.

Mas, alvoroçadas e intrometidas,
Outras plantas rasteiras,
Invejosas que estavam,
Ao ver a grama altaneira,
Se espalharam por todo o jardim
E ali cresceram
Trevos de toda sorte e tamanho,
Matinhos com flor de pendão,
Plantinhas desconhecidas,
E até dente-de-leão!

Mas os donos do jardim não gostaram disso, não.
Chamaram um homem estranho,
Que logo veio trazendo uma estranha máquina
Que fazia um barulho terrível e ameaçador.
Sem dó nem piedade,
O homem ligou sua máquina de cortar alegria,
E pôs-se a desmanchar todo aquele alvoroço
Que estava no jardim.

E, assim, era uma vez uma grama...

Agora ficou só o cheiro.
Um cheiro forte que me entra pela janela,
Me invade as narinas e a alma.
Cheiro de mato verde,
Grama sendo cortada.


Sandra Medina Costa

[Imagem Google]

Nenhum comentário: