domingo, 5 de julho de 2015

Você contrataria a si mesmo?


José Antônio Rosa

Um bom modo de descobrir quais são suas próprias forças e fraquezas é imaginar-se no papel do outro que tenha de tomar uma decisão sobre você. Então: a) Deseja um emprego? Imagine-se no lugar do eventual empregador e diga se teria real interesse em você; b) Deseja vender uma ideia ao chefe? Imagine-se como chefe e pergunte-se se você compraria a tal ideia; c) Deseja ser promovido? Ponha-se no lugar daqueles que têm de escolher entre você e os colegas concorrentes e pergunte-se por que haveriam de escolher justamente você. O truque é simplíssimo e funciona sempre, porque obriga a pessoa a olhar para si mesma com mais objetividade.

Recomendações úteis:
- Em qualquer circunstância em que tem de influenciar outros, antes de mais nada ponha-se no lugar deles e veja-se a partir dessa perspectiva.

- Ao perceber suas lacunas e desvantagens (como potencial empregado, fornecedor, profissional a ser promovido), veja o que você pode fazer para eliminá-las.

- A partir de suas lacunas, trace um plano de médio prazo para superação. Você pode não ser o escolhido para o cargo pretendido hoje, mas tem muito a fazer para que seja mais elegível no futuro.

- Não sendo possível eliminar lacunas e fraquezas, busque alternativas para neutralizar seu efeito negativo - e desenvolva bons argumentos para apresentá-las.

O exercício vale também para uma avaliação geral de sua empregabilidade. Ainda que não esteja buscando emprego, ainda que não esteja sob ameaça na empresa, ainda que esteja satisfeito com sua posição, reforce sua empregabilidade, pois isso é fundamental nos dias de hoje. Olhe-se então no espelho e pergunte-se se você é a pessoa com quem gostaria de trabalhar, aquela a quem gostaria de contratar, o profissional no qual os outros poderiam confiar.


*José Antônio Rosa é professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos

Nenhum comentário: