quarta-feira, 17 de maio de 2023

A travessia

 


A travessia
 
“O silêncio é uma travessia. Há que ter bagagem para ousar essa viagem.”
((Mia Couto)
 
No silêncio fui gestada:
Nove longos meses de fluidez em calmaria.
Nasci.
E o silêncio foi rompido com o choro provocado.
Desde então encheram-me de palavras 
Doces, fraternas, hostis, amenas…
Desde pequena.
E a bagagem que eu tinha 
De silêncios cheinha
Pra fazer a travessia 
Foi se perdendo e, aos poucos,
Era eu só palavras.
Completamente,
Inteiramente 
Palavras, palavras, palavras…
A sufocar-me em demasia.
No papel, a mão, o lápis 
Libertaram as palavras,
E o silêncio de outrora 
Preenche-me de novo agora.
Retomo minha bagagem 
Com cuidado, para que as palavras 
Não dificultem a travessia.
Já se fez noite,
Logo vem o raiar do dia.
 
Sandra Medina Costa 
Contagem, 15 de maio de 2023.

Nenhum comentário: