sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Coloque a grama



Que coisa mais sem sentido é a mágoa. Ela nos amarra a alguém da maneira dolorida, alimenta nossos pensamentos de tristeza e não nos deixa olhar para a vida de maneira plena. Limita nossas sensações de felicidade e atrapalha quando caminhamos em direção ao crescimento pessoal. Enquanto isso, o autor da mágoa pode nem ao menos imaginar o tamanho do nosso ressentimento...
A melhor coisa a fazer quando a mágoa nos assalta é nos concentrar em algo bom. Procurar o esquecimento do assunto, voltar sua atenção para seus objetivos de vencer. Enterre a mágoa. Tente cavar mentalmente um buraco bem grande, tire bastante terra para que ele fique bem fundo. Deposite ali dentro a mágoa que está lhe ferindo. Jogue depressa a terra por cima. Sobre a terra coloque a grama, e sobre esta, lindas rosas brancas. Depois vá embora.
Não esqueça que o perdão ajuda em tudo. Embora seja difícil de praticar, o perdão alivia. É claro que o perdão mexe com o amor e o orgulho. Envolve sofrimento. Porém, isso tende a diminuir. O perdão é difícil porque quando você perdoa está dizendo à outra pessoa: "Você não precisa me compensar pelo que fez." Você está liberando a pessoa e dando um passo em direção ao amor ao invés de fomentar ressentimentos. H. Norman Wright, em Começando Juntos (ed. United Press) diz, sabiamente, que quando você perdoa não sente necessidade de discutir novamente o problema, não acredita que ele volte a acontecer e nem dá mais importância ao assunto! Você está livre!
Em Mananciais do Deserto (ed. Betânia), excelente livro de meditação, há a seguinte mensagem: "Os obstáculos deveriam fazer-nos cantar. O vento canta, não quando está atravessando a amplidão do mares, mas quando encontra o obstáculo dos braços das árvores ou quando é quebrado pelas finas cordas de uma harpa eólica. Então ele canta, com poder e beleza. Libertemos nossa alma para cruzar os obstáculos da vida, as sombrias florestas da dor ou até mesmo os pequenos embaraços ou aborrecimentos que o próprio amor oferece, e ela também cantará."
(Desconheço a autoria)

[imagem da web]

Nenhum comentário: