sexta-feira, 13 de março de 2009

A galinha Pora (a história)


(a história para crianças com catapora)

Era uma vez... um menino lindo, que se chamava Paulinho.
Ele estava com catapora – doença que enche o corpinho de carocinhos avermelhados que coçam e ardem muito! – e aquilo o aborrecia demais e por isso ele chorava. Ás vezes ficava triste pensando o que eram aqueles carocinhos, o que era essa tal de catapora?
O menino Paulinho, então, teve uma bela idéia e disse para sua mãe:
- Vou sair e passear para me distrair!
Naquela bela manhã de sol, Paulinho foi andar pela floresta. Ia feliz, admirando as árvores frondosas, quando viu láááá longe uma menininha muito pequenininha. Não, não era uma anã! Ela tinha só uns dez centímetros de altura, acredite!
Paulinho foi se aproximando devagar, com cuidado para não assustá-la. Viu, então, que ela morava numa casinha também muito pequenina, no meio da floresta. Ah, era uma casinha muito linda e colorida, com jardim florido, arvorezinhas em volta, tudo lindo!
Perto da menina, estava uma galinha pequeníssima! Distraída, a menina alimentava a galinha, jogando-lhe uns grãozinhos amarelinhos. Era milho, plantado e colhido ali mesmo no quintalzinho. Só que era muito especial: eram grãozinhos tão pequenos, do tamanho dos carocinhos que Paulinho tinha pelo corpo e, pasmem! Eram da mesma cor!
O menino Paulinho chamou a menina e disse:
- Quem é você?
- Sou Aninha, a dona da galinha!
- O que é isso em suas mãos? O que está fazendo?
- Ora, não vê que estou dando milho para a minha galinha? Ela se chama Pora e é muito gulosinha! Come todo o milho que lhe dou! Veja.
Aninha, a dona da galinha, encheu a mãozinha com os grãozinhos de milho, jogou-os para cima e gritou:
- Cata, Pora! Cata, Pora!
Paulinho entendeu tudo! Correu para casa e contou para sua mãe. Ela ficou tão feliz ao ver o filho feliz, que pegou o violão e cantou uma linda canção.


A música da galinha Pora:
Tu não te lembras
da casinha
pequenina
onde mora
a galinha Pora?

A menina
joga milho,
joga milho
e vai dizendo:
“Cata, Pora!”

A menina
joga milho,
joga milho
e vai dizendo:
“Cata, Pora!”
“Cata, Pora!”
“Cata, Pora!”

Sandra Medina Costa


Nenhum comentário: