terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A Pessoa Bela encontra a Estrela

Olá, Ênia Dára!

Que bom que você gostou do poema.
Mas acho que homenagem maior foi feita por sua mãe, ou pela vida, ou por Deus... Pois sabe o que descobri ontem olhando minha “folhinha”? Vi que o dia 04/01 foi dia da Epifania do Senhor* (quando também se comemora o Dia da Liberdade de Culto e o Dia da Gratidão).
Há, na pequena página, a frase “Quando viram a estrela, encheram-se de grande alegria” e, logo abaixo, o desenho dos três Reis Magos olhando para o alto, para a estrela de Belém que os guiava em direção ao Menino Jesus. Lembrei-me da Iraê imediatamente! E isso não me sai mais da cabeça, pois me lembro de seus pais dizerem que significava “estrela” (mas, no tupi, o sentido é “doce como mel” ou gosto de mel”).
Há quem não acredite em milagres, mas eles acontecem! Só isso pode explicar a alegria que você transmite às pessoas. Dizem que criança vê aquilo que o adulto (por já ter adormecido em si mesmo a sua criança) não vê. Acho que você, ao nascer, viu a Iraê, a estrela...


Sandra Medina Costa

*EPIFANIA DO SENHOR
(Mt 2,1-12)
Epifania é Deus que se manifesta à humanidade. E sua manifestação se dá de modo tão simples, tão pobre e tão próximo, na pequena cidade de Belém – a casa do pão da vida -, deitado em uma manjedoura, dependente dos cuidados de Maria e José. Lá o Menino é encontrado pelos Magos que tiveram de deixar sua terra e partir à procura do Messias esperado. Guiados pela estrela, eles se colocam a caminho. Neles se revela a predileção de Deus por toda a humanidade e a salvação oferecida a todos os povos. E nossa vida, quotidianamente somos convidados a colocar-nos a caminho, a deixar-nos guiar pela estrela da fé, do amor, do perdão, da fraternidade, da igualdade, pois são nestes gestos que mais encontramos o Senhor e o manifestamos aos irmão e irmãs.
(Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus – Ed. Vozes)

Nenhum comentário: