sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Dia do Contabilista

25/04/2008

Números,
números,
e mais números,
e nossa vida parece cheia disso!
Às vezes até parece
que nos transformamos em números:
RG, CIC, CJPJ, CEP,
CNH, PIS, PASEP,
INSS, TR, CTPS…
O número da casa,
O número do apartamento,
O número do telefone,
O número do celular,
O número do fax (que antigamente se chamava fac-símile, vê só!)
e sei-lá-mais-o-quê!
Ações, aplicações, mercado futuro,
(e meu futuro me esperando...)

Fluxo de caixa, contas e mais contas,
(será que do salário vai sobrar algo neste mês?)

Ativos, passivos,
Balancetes e balanços,
(e meu pensamento voa pra infância,
para aquele balanço improvisado
no galho forte da mangueira...)

Orçamentos, ano financeiro, exercício fiscal,
Inadimplência, negociante,
Taxa de câmbio, variação do dólar, moeda européia,
Taxa de câmbio flutuante?
(e o que dizer de minha mente flutuante?)

Pib, poupança, frete,
Superávit ou déficit,
Renda, imposto de renda,
(Ah... o vestido de renda que um dia me conquistou...)

Juro, taxa de juro,
Liquidez, recibos,
(Propina? “Vai ver se tô na esquina!”)

Salário, desemprego, sindicatos, greves,
Especulação, negociação, capital de giro,
(... e eu só queria dar um giro lá fora,
respirar o ar puro da aurora
de um dia comum, como agora.)

Sandra Medina Costa


“Todos nós temos dons diferentes
segundo a graça que nos foi dada.” (Rm 12,6)

(imagem da web)

Nenhum comentário: