terça-feira, 4 de novembro de 2008

Pedras


Pedras ou Seixos?
Pedras preciosas ou gemas?

Meu cachorro me ensinou,
Com sua pedra de estimação,
Que ela afiava seus dentes,
Além de ser sua distração.
Carregava-a de um lado para o outro,
Até achar a melhor posição.
Deitava-se com a pedra na boca,
Mordia, corria, brincava,
Para o alto a jogava,
E a olhava cair ao chão.

Aprendi com minha mãe Rosa
Que as pedras, se preciosas,
Precisam ser
Talhadas,
Modeladas,
Facetadas,
Lapidadas
Com muito capricho e amor,
Para serem admiradas e
Alcançar seu real valor.

Minha irmã, na infância,
Me ensinou que pedrinhas roliças
Dão prazer e alegria.
Bastava juntar algumas
Pra brincar de Cinco Marias!
Pedrinhas pra cima e pra dentro,
Só diversão e alegria.

Encantam-me e também assustam
As pedrinhas de gelo que caem
Nas chuvas de verão.
É um misto de encanto e medo
Que acelera meu coração.

Pedras no meu caminho, na estrada,
na construção ao lado,
no leito do rio poluído,
ou no feijão mal catado...

Penso...
na pedra colocada na entrada do túmulo de Cristo... (os anjos a removeram),
na pedra produzida pelos meus medos... (os médicos tiraram-na da vesícula),
em Pedro, discípulo de Cristo (igreja construída sem medo).


Sandra Medina Costa

Nenhum comentário: